Balneabilidade Semace: 44 trechos da orla cearense estão próprios para banho

24 de março de 2022 - 15:35 # # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto
Lincoln Davi Mendes - Foto

Nesse período chuvoso, é importante que banhistas da orla fortalezense fiquem atentos e busquem sempre consultar o boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Divulgado nesta quinta-feira (24), os novos boletins da autarquia apontam o total de 44 trechos de praias próprias para a prática recreativa em todo o Estado.

Fortaleza possui 10 trechos adequados, dentre esses destacam-se dos setores Leste com três e destaque para a praia nas proximidades da Praça 31 de Março, Centro (postos 16 ao 20), que correspondem às praias da Beira Mar e Iracema, e Oeste, com dois e destaque para a praia da Barra do Ceará, que se apresentou como própria.

Os boletins da Capital, e litoral Leste e Oeste do Estado são feitos pela Gerência de Análise e Monitoramento da superintendência.

Com relação ao litoral Leste do Estado, que traz 17 postos do boletim como em Canoa Quebrada, Majorlândia, Iguape, Quixaba, dentre outros, todos esses e os demais trechos se apresentaram em conformidade.

O litoral Oeste, que traz praias como a do Icaraí, Cumbuco, Flecheiras, da Baleia e de Jericoacoara, também apresenta 17 trechos favoráveis para banho. Dentre eles destacam-se das praias citadas anteriormente.

A Semace realiza as análises seguindo o padrão exigido pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Semace observa

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, densamento urbano próximo, e a presença de óleo.

A Semace recomenda que, antes de qualquer recreação ao mar, banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Clique aqui para ver o boletim dos trechos da orla de Fortaleza

Clique aqui para ver o boletim dos trechos da orla do litoral Leste

Clique aqui para ver o boletim dos trechos da orla do litoral Oeste