Governo do Ceará apresenta Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica

28 de março de 2022 - 15:04 # # # # # # # #

Ascom Cagece

Projeto apresentado via Cagece tem parceria com Prefeitura de Fortaleza e UFC

Fortaleza irá conhecer nesta terça-feira (29), a proposta do Governo do Ceará, através da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para o Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica. O projeto, estimado em R$ 25 milhões, está inserido no conceito de Cidade Criativa da Unesco, é resultado da parceria entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará (UFC). A ocasião marcará a assinatura do termo de compromisso do projeto.

O projeto arquitetônico do restauro tem autoria das arquitetas Beatriz Chaves e Marina Xavier, e seguirá para análise da área de Patrimônio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), tendo em vista que as caixas d’águas possuem proteção de bem em processo de tombamento. Mapas de danos, prospecção pictórica e histórico estão sendo elaborados pela equipe da CAL Restauro.

O Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica está sendo conduzido pela Cagece há um ano e meio e conta com cinco fases: articulação entre as partes, elaboração de dossiê para Secultfor, Licitação, Obra e Implementação de um programa para novos usos, tendo em vista que Cagece terá posse da área por 20 anos, estando responsável por restauro e requalificação do espaço, que deverá se tornar referência em educação ambiental e bem-estar.

Para elaboração do projeto, as arquitetas levaram em conta, além das especificidades de um projeto de restauro, as respostas de alunos e servidores da Faculdade de Direito da UFC, que foram ouvidos por meio de uma pesquisa.

A companhia trabalha ainda em um projeto de integração entre as Caixas d’Água do Benfica e a Praça da Bandeira, onde a Cagece possui um reservatório semi-enterrado.

Serviço

Lançamento do Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica
Local: ao lado das Caixas d’Água do Benfica (entrada pelo estacionamento da faculdade de Direito)
Data: 29/03
Horário: 16h