Vagão de Trem e Castelinho da Praça Luiza Távora são entregues à população

30 de março de 2022 - 20:41 # # # #

Beatriz Gomes - Ascom SPS Texto
Ariel Gomes Fotos

 

Após reforma, o Vagão de Trem da Praça Luiza Távora foi reaberto nesta quarta-feira (30), pelo Governo do Ceará. O evento também contou com a abertura do Castelinho Cafeteria. Os espaços foram ocupados a partir de um edital de chamamento público para permissão de uso do espaço público. O Grupo Três Corações, através da marca Café Santa Clara, foi o vencedor do edital e ficará responsável pela ocupação dos espaços pelos próximos cinco anos. A reforma dos espaços foi feita pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e integra uma série de melhorias realizadas na Praça. A inauguração contou com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, da titular da SPS, Socorro França, do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, autoridades e personalidades do Ceará.

“Estamos inaugurando esse espaço em harmonia com a Praça Luiza Távora e que também vai destacar o artesanato do Ceará. Um ambiente bacana para tomar um café com leitura para conhecer um pouco dessa história dos castelinhos e da nossa história”, destacou a primeira-dama.

A secretária Socorro França enfatizou a entrega da Praça Luiza Távora revitalizada, em setembro, e os novos equipamentos entregues, nesta quarta-feira, durante a gestão do governador Camilo Santana. “Agora, o vagão revitalizado é um espaço com contação de história e a cafeteria aqui ao lado integrando todo mundo”, disse.

O presidente do Grupo Três Corações, Pedro Lima, celebrou a parceria com o Governo do Ceará. “Esse é um momento muito importante para todos nós do grupo. Estamos em um local maravilhoso como esse que é a praça. Agradeço demais a parceria com o Governo”, disse.

A cerimônia contou com apresentação do coral de crianças da Fundação Raimundo Fagner e do Projeto Circo Escola do Bom Jardim.

Além dos serviços de alimentação e bebidas, a empresa deve ofertar uma programação cultural aos frequentadores da Praça e, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/CE), reabrirá a biblioteca do vagão.

De acordo com o edital, a empresa vencedora deve aliar, na ocupação do vagão, o café com o incentivo à leitura, com atividades como narração de histórias, exposição de trabalhos e apresentações culturais. O funcionamento dos espaços será de domingo a quinta, das 7h às 20h, e de sexta a sábado, das 7h às 22h.

Histórico

Na década de 1920, quando Fortaleza começava a crescer para o lado leste, o comerciante Plácido de Carvalho, dono de terras e casas em Fortaleza, construiu um castelo para presentear a mulher por quem havia se apaixonado. A italiana Maria Pierina Tacconi Rossi condicionou o casamento à construção de um palácio para ela.

Em 1938, foram construídos seis castelinhos próximos ao principal e na década de 1970, o castelo principal foi demolido. No período de 1979 a 1982, foi construída uma edificação para abrigar artesãos em produção, tornando-se a primeira central de artesanato do local.