Porto Iracema das Artes lança primeira oferta de cursos de 2022, com inscrições para Artes Visuais, Audiovisual e Teatro

31 de março de 2022 - 14:25 # # # #

Ascom Porto Iracema

Ao todo serão ofertadas 150 vagas, sendo metade delas reservadas para ações afirmativas

Nesta sexta-feira (1º), a Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lança a primeira oferta de cursos do ano, com formações nas diversas linguagens artísticas. As experiências formativas serão desenvolvidas num diálogo permanente com o operador poético de 2022, que tem como tema as “Poéticas Afro-Indígenas”. São ofertadas 150 vagas na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril clicando AQUI.

Dividido nos percursos de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, a proposta dos cursos básicos é oferecer uma experiência formativa de iniciação às artes, conectando o estudo das noções básicas das linguagens artísticas com os debates que envolvem a autoafirmação e a existência dos jovens na atualidade. O público-alvo do Programa são estudantes da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, a partir de 16 anos. Nesta edição, 50% das vagas serão destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

O processo seletivo ocorre em duas partes: análise dos formulários de inscrição, que vai de 11 a 13 de abril, e as entrevistas, de 18 a 20 de abril. O resultado final será divulgado no site da Escola no dia 22 de abril e o início das atividades está previsto para o dia 25 do mesmo mês. Cada pessoa interessada poderá realizar inscrição em apenas um dos percursos.

Os cursos básicos oferecem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa introdutória, não sendo necessário ter experiência anterior em artes. Nesta edição, as artes visuais oferecem dois percursos: “Desenho, corpo e aproximações pictóricas” e “Fotografia, corpo e intervenções urbanas”. Já Audiovisual e Teatro terão um percurso cada um.

Além de nortear as atividades do Cursos Básicos, o tema “Poéticas Afro-Indígenas”, nascido a partir da observação de questões que emergiram no ano anterior, servirá como mote para os eventos e ações que ocorrerão na Escola durante o ano de 2022.

Sobre os percursos:

Artes visuais

Os percursos propõem a iniciação às Artes Visuais a partir da experimentação de diferentes linguagens, suportes, materiais, espaços e gestos de criação. Os encontros e partilhas entre jovens e artistas-mediadores disparam projetos artísticos envolvendo desenho, pintura, colagem, textos, fotografia e outras expressões. Nesse trajeto, a arte brasileira e as poéticas afro indígenas são provocadoras das reflexões, inquietações e representações.
Nesta área, serão ofertados dois percursos:

1) Desenho, corpo e aproximações pictóricas
Vagas: 25
Carga horária: 111 h/aula
Período: De 25 de abril a 29 de julho
Horário: 9h às 12h (Terças e Quintas)

2) Fotografia, corpo e intervenções urbanas
Vagas: 25
Carga horária: 111 h/aula
Período: De 25 de abril a 29 de julho
Horário: 14h às 17h (Terças e Quintas)

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas (Módulo 01)
Modos de ver a fotografia (Módulo 02)
Corpo e movimento nas Artes Visuais (Módulo 04)
Fotopintura Digital (Módulo 03)
Projeto de criação: Intervenções e invenções urbanas (Módulo 04)

Audiovisual

Imagens e sons por toda parte. Em telas pequenas, enormes, em casa, na escola, no trabalho, nos espaços públicos, no bolso, na mochila, as imagens e sons chegam, muitas vezes sem pedir licença. Podem nos incomodar, nos violentar, nos oprimir e diminuir nossa força de agir no mundo. Em outros momentos, nos apropriamos dos mesmos recursos que produzem imagens e sons e com eles inventamos nossos próprios jeitos de nos expressar, comunicar, viver, amar e experimentar a vida, o tempo e as relações. O Percurso de Audiovisual convida as pessoas participantes a vivenciar e construir experiências audiovisuais individuais e coletivas mobilizadas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Por meio dessas experiências, orientadas por jovens artistas de diversos contextos e áreas, serão apresentadas as múltiplas possibilidades de criação em torno das dimensões técnica, estética e política das práticas audiovisuais.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas (Módulo 01)
Visualidades (Módulo 02)
Sonoridades (Módulo 03)
Montagens (Módulo 04)
Territórios Audiovisuais (Módulo 05)

Vagas: 75 (a partir do segundo módulo, a turma é dividida em 03 grupos de 25)
Carga horária: 110 h/aula
Período: De 25 de abril a 20 de julho
Horário: Módulo 01 – Segunda à quinta – 9h às 12h
Demais módulos – Segundas, quartas e sextas – 9h às 12h

Teatro

O teatro é uma arte coletiva, que envolve múltiplas linguagens. Corpo, voz, figurino, cenário e iluminação são apenas alguns dos elementos que podem compor uma encenação teatral. O Percurso de Teatro propõe um trajeto formativo de iniciação ao fazer teatral que apresenta as diversas práticas nele envolvidas, trabalhando com referências do teatro brasileiro e com as poéticas afro-indígenas. Artistas, grupos e/ou coletivos de diferentes contextos compartilham saberes e propõem exercícios de criação que convidam as/os/es estudantes a discutir e experimentar a criação teatral em sentido amplo, fazendo elo com vivências individuais e a cultura.

O percurso é dividido em 8 módulos:
Navegações Estéticas (Módulo 01)
Corpo, voz e espaços cênicos (Módulo 02)
Teatro brasileiro e as poéticas afro-indígenas na cena (Módulo 03)
Figurino e maquiagem como elementos cênicos (Módulo 04)
Cenografia (Módulo 05)
Iluminação (Módulo 06)
Pesquisa e projeto em espetáculo (Módulo 7)
Partilha com grupos e/ou coletivos (Módulo 8)

Vagas: 25
Carga horária:180 h/aula
Período: De 25 de abril a 08 de agosto
Horário: 14h às 17h (segundas, quartas e sextas)

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Porto Iracema das Artes oferta 150 vagas para Cursos Básicos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro
Data: inscrições de 1 a 10 de abril. Início dos cursos em 25 de abril.
Local: formulário de inscrição disponível AQUI

Gratuito e aberto ao público