Prefeitos recebem carros destinados à Assistência Social dos municípios no Centro de Eventos

31 de março de 2022 - 16:51 # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS Texto
Ariel Gomes Fotos

“Eu sempre digo que a parceria entre o Governo do Estado e os municípios é de extrema importância para que possamos ofertar serviços de qualidade ao povo cearense. Amontada é um município extenso e levar a política da Assistência Social a todos os locais é ainda um desafio que estamos conseguindo transpor através deste pacto e compromisso do Governo com as cidades cearenses. Este carro representa a possibilidade de levar assistência às famílias vulneráveis que moram nos lugares mais distantes da sede do município e que tanto precisam do nosso apoio”, destacou o prefeito de Amontada, Flávio Filho, que recebeu o veículo doado Governo do Ceará na tarde desta quinta-feira (31), no Centro de Eventos. As entregas seguem até a próxima segunda-feira (4) e contemplam os 184 municípios cearenses.

Cada cidade recebe um carro, que será de uso exclusivo para ações da assistência social. A iniciativa integra o Pacto pelo Fortalecimento das Políticas de Assistência Social, lançado em 2021. O investimento para a compra dos automóveis foi de R$ 12.811.868,48.

Marcondes Tavares, prefeito de Aurora, também veio buscar o veículo doado pelo Governo do Estado e destacou a importância da ação para a cidade. “Sabemos que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são a porta de entrada da política de Assistência Social e este carro será mais um equipamento para nos ajudar a dar celeridade e eficiência aos atendimentos realizados às famílias mais humildes de Aurora”, destacou o prefeito.

Natinho Moraes, prefeito de Bela Cruz, também saiu do Centro de Eventos comemorando a aquisição do veículo para atender a população em situação de vulnerabilidade do município. “Sem dúvida, este carro vai ser muito bem utilizado pelas equipes do Cras, que chegam onde ninguém mais chega, e atendem as famílias nas mais adversas situações. Em Bela Cruz, temos uma demanda grande, atuamos com grupos de idosos, crianças, gestantes e para acompanhá-los são necessários equipamentos e veículos para que todos recebam um atendimento digno”, lembrou Natinho Moraes.

O anúncio dos carros foi feito em transmissão virtual com a presença do governador Camilo Santana; da vice-governadora Izolda Cela; da primeira-dama Onélia Santana; e da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Pacto pelo Fortalecimento das Políticas de Assistência Social do Ceará

O Pacto busca melhorar as condições de trabalho dos profissionais da assistência social e a qualidade do atendimento para os usuários da política. Ao todo, o investimento no Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social ultrapassa os R$ 72 milhões.

Entre as ações, estão a distribuição de 396 computadores, sendo um para cada Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); construção de novos CRAS; instituição do Prêmio Referência Social, que reconhece os equipamentos com melhor desempenho no atendimento às famílias cearenses; e o cofinanciamento de todos os CRAS do estado.