Reconhecido por atendimento humanizado, Hospital São José celebra 52 anos de assistência

31 de março de 2022 - 12:48 # # # # #

Diego Sombra - Ascom HSJ

Hospital São José começou a funcionar em 31 de março de 1970

O Hospital São José (HSJ) completa, nesta quinta-feira (31), 52 anos de atividades. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) começou a funcionar em 31 de março de 1970 e se consolidou, ao longo dos anos, como referência no tratamento de doenças infectocontagiosas no Estado. Reconhecida pela qualidade dos serviços prestados à população cearense, o HSJ tem como principal característica a humanização no atendimento.

“Eu desejo ao ‘São José’ mais 50 anos, mais cem anos de história. Cada vez mais com tecnologia, capacitação e, principalmente, que as pessoas que fazem o hospital continuem sempre tendo o olhar humano”, destaca o médico infectologista e diretor-geral da instituição, Edson Buhamra Abreu. Atualmente, a unidade conta com cerca de mil funcionários, entre profissionais da Saúde e da área administrativa.

A servidora pública e gerente do setor de Serviços Gerais do HSJ, Lúcia Bezerra, trabalha na instituição desde 1973 e tem orgulho de fazer parte da história do hospital. “O ‘São José’ tem um diferencial grande, que é a humanização, o respeito, o cuidado com o paciente, que é a razão de ser do hospital. Isso me deixa bastante emocionada, porque as pessoas que, realmente, não se identificam aqui com a humanização, com o respeito, com o amor, eu acho que não conseguem ficar aqui”, afirma.

Lúcia Bezerra chegou ao HSJ em 1973 e coordena o setor de Serviços Gerais da instituição

O Hospital São José reúne grande leque de serviços, com ambulatórios especializados, Emergência 24 horas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), hospital-dia, Programa de Assistência Domiciliar (PAD), imagenologia, laboratório, farmácia, entre outros. Com o início da pandemia, o HSJ foi um dos primeiros hospitais do Ceará a receber pacientes diagnosticados com coronavírus. Até março deste ano, 1.646 pacientes se recuperaram de covid-19 na instituição.

Bruno Oliveira, 30, está entre as pessoas que venceram a doença no hospital. Ele testou positivo para o vírus em abril de 2020 e passou, ao todo, 18 dias internado na instituição. “Eu quero dizer que sou muito grato pelo tempo que passei aqui. Passa um filme imenso, porque estou retornando hoje depois de dois anos. Passa um filme imenso e [sinto] alegria por ter iniciado isso tudo com vocês do hospital, que me proporcionaram confiança e esse apoio na minha recuperação”, revela ele durante visita à unidade.

Histórico
O HSJ tem como missão assegurar um atendimento humanitário e de qualidade no diagnóstico, no tratamento, no ensino e na pesquisa de doenças infecciosas. Quando nasceu, há cinco décadas, era um espaço mais restrito e marcado pelo isolamento de pacientes, que não podiam receber visitas e tinham de enfrentar as enfermidades com poucas ferramentas de tratamento disponíveis. Havia a necessidade, no Estado, de uma unidade que agregasse doenças transmissíveis e tratasse esses casos com a atenção necessária.

O nome da instituição, inicialmente, era Hospital São José de Doenças Transmissíveis Agudas e a primeira década foi atravessada pela internação de pacientes portadores de doenças como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, tuberculose e hepatites virais. Com o surgimento das vacinas, começaram a diminuir alguns casos de determinadas enfermidades, e a unidade seguiu se especializando na busca pela melhor forma de tratamento.

Hospital São José contribui para a formação de profissionais de diferentes áreas da Saúde

Após o aparecimento da aids, na década de 1980, o HSJ soube acolher os pacientes diagnosticados com a doença, tornando-se, por muito tempo, a única unidade a atender pessoas positivas no Ceará. Os primeiros usuários com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida no São José foram em 1986 e, desde então, esta é a patologia de maior prevalência no perfil atendido pelo equipamento da Rede Sesa.

O HSJ ganhou destaque também pelo trabalho com ensino e pesquisa, possibilitando a formação de médicos infectologistas e profissionais de outras áreas da Saúde. Ao longo do anos, a instituição foi reconhecida por ter um dos mais modernos centros de estudos do Norte e do Nordeste, chancela dada pelo Ministério da Educação (MEC), tendo também importante atuação em projetos como a Rede Universitária de Telemedicina, a Rede Rute, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para aperfeiçoamento de trocas de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

Hospital São José: referência no tratamento de doenças infectocontagiosas desde 1970 – YouTube