Importância do debate sobre autismo abre atividades do “ProSa na Besp”

4 de abril de 2022 - 17:08 # # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Raiane Ferreira - Foto

Idealizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, o projeto ocorrerá bimestralmente com debate aberto sobre Saúde, Ciência e Cidadania

O projeto de modernização da Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Besp – ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), passa também pela abertura do espaço à sociedade. Alinhado com este propósito, teve início, nesta segunda-feira (4), o Produção de Saber na Besp – ou ProSa na Besp. O evento reuniu profissionais da instituição e convidados para debater sobre autismo.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, elogiou a iniciativa e a escolha de abrir os trabalhos com esta temática. “O autismo é uma condição muito relevante para discussão sobre as várias dimensões que ela tem no nosso dia a dia, no nosso relacionamento pessoal e na maneira de nos relacionarmos com a diversidade. Isso representa muito para uma sociedade que quer evoluir”, pontuou.

A ideia da partilha do conhecimento sobre o assunto e da inclusão em torno dele foi o ponto de partida para a fala da especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Denise dos Santos. “Se você não conhece, você não tem como ajudar as pessoas nesse processo de inclusão. Em todo processo de aprendizagem você tem de conhecer o perfil do seu aluno, não só de forma cognitiva, mas também global”, explicou a educadora.

Vivência que também foi trazida na fala de Elis Regina Farias, colaboradora da Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gedap) da ESP/CE. Avó de uma criança autista, ela falou dos aprendizados diários dessa relação. “Aprendi sobre união, sobre compartilhar, ouvir, apreciar e, principalmente, não julgar a batalha dos outros. Tenho aprendido tanto e ainda há muito para aprender sobre essas e tantas milhares de outras coisas todo dia, a cada instante”.

Assista à apresentação na íntegra clicando aqui

Do mesmo modo, a advogada e membro da Diretoria do Instituto Casa de Gui, Agnes Bezerra, ressaltou a relevância do debate para o fortalecimento da inclusão das pessoas com autismo. Mãe de duas crianças com o diagnóstico, ela reforçou “a importância de termos essas conversas, porque, somente por meio do conhecimento e da conscientização, é que poderemos derrubar certos tabus para termos uma sociedade mais justa e inclusiva”.

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef), Lucas Sampaio, compartilhou sua vivência e militância na temática. “A conscientização sobre o autismo é um chamado a uma ação. As pessoas autistas não são apenas objeto de terapia. Também somos cidadãos e precisamos que vários segmentos da sociedade estejam prontos para nos recepcionar, tanto os autistas, em particular, quanto as demais pessoas com deficiência”, reiterou.

“ProSa na Besp”

O gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco, explica que o ProSa na Besp surgiu da necessidade que a ESP/CE entendeu de lidar com as diversidades e a aceitação das diferenças no fazer Saúde. E nesse sentido, a Besp reafirma seu papel de disseminar e de produzir conhecimento. “Serão eventos que vão, certamente, contribuir muito e agregar ao saber individual de cada um na sua trajetória profissional e acadêmica”, afirmou.

Idealizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), o projeto ocorrerá bimestralmente sempre buscando se pautar em um debate aberto sobre Saúde, Ciência e Cidadania. As atividades são realizadas na sede da ESP/CE e contam com certificação para os participantes.