Conheça os benefícios multifatoriais de uma vida fisicamente ativa

6 de abril de 2022 - 11:55 # # #

Letícia Maia - Ascom Sesa Texto e Fotos

Tiago André Rodrigues é profissional da Educação Física e professor de ginástica laboral da Sesa

Os males associados ao sedentarismo desencadeiam prejuízos de diversas ordens, comprometendo a saúde física, psicológica e emocional. O Dia Mundial da Atividade Física, celebrado nesta quarta-feira (6), reafirma a importância de uma rotina bem definida, pautada por hábitos simples e sustentáveis.

Realizar caminhadas curtas, substituir o elevador pelas escadas e trocar o carro pela bicicleta em ocasiões possíveis são condutas alinhadas à manutenção de um estilo de vida saudável.

Tiago André Rodrigues, profissional da Educação Física e professor de ginástica laboral da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alerta para a importância da distinção entre os termos atividade e exercício físico, ressaltando suas respectivas particularidades.

“Parecem sinônimos, mas possuem diferenças. As atividades estão relacionadas às movimentações cotidianas, como andar, correr e agachar. Já o exercício deve ser planejado e estruturado para melhorar a aptidão e o condicionamento de quem o pratica. Em síntese, todo exercício físico é uma atividade. Entretanto, nem toda atividade física é um exercício”, informa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando realizados com consistência, ambos podem promover benefícios. Nesse sentido, as vantagens de uma vida fisicamente ativa são multifatoriais. “Dentre elas, destacam-se o equilíbrio do organismo, a melhoria da socialização, o aprimoramento do sono, a redução da ansiedade e o combate à depressão”, afirma Rodrigues.

“Mesmo diante de rotinas atribuladas, é importante encontrar um tempo para se movimentar”, orienta Rodrigues

Ainda segundo o especialista, organização, responsabilidade e disciplina são três pilares indispensáveis diante da prevenção de doenças e da promoção do bem-estar.

“A inatividade e o ócio são grandes vilões e estão entre as principais causas de doenças cardiovasculares e crônicas não transmissíveis. Obesidade, diabetes e hipertensão podem ser condições associadas. Por isso, mesmo diante de rotinas atribuladas, é importante encontrar um tempo para se movimentar”, orienta.

Portanto, para prevenir e combater tais complicações, pode-se recorrer a dinâmicas assistidas e direcionadas. “Todo e qualquer exercício deve ser conduzido por quem entende as individualidades biológicas de cada pessoa. Além de escolher um esporte que lhe traga satisfação e caiba no seu cotidiano, é importante o acompanhamento profissional, a avaliação e o diagnóstico do movimento”, detalha.

Ginástica laboral

Pensando nisso, a Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Cogep), por meio da Célula de Qualidade de Vida (CEQVI), segue promovendo o Programa de Ginástica Laboral do Nível Central da Sesa.

Periodicamente, por meio de exercícios de baixa intensidade, os colaboradores embarcam em experiências de alongamento e relaxamento. “Tudo isso visa melhorar a saúde e o clima organizacional. Além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER), doenças ocupacionais e tensões, as atividades incorporam mais disposição, bem-estar, produtividade e interação entre os colegas”, avalia Tiago.

Impactos observados

“Eu costumo sentir muitas dores, principalmente nas pernas. Mas quando me exercito de forma leve, eu fico melhor”, descreve Francisca Maria

Francisca Maria, auxiliar de Serviços Gerais do Nível Central há sete anos, destaca a transformação positiva pela qual sua vida vem passando desde que começou a praticar ginástica laboral. “Eu costumo sentir muitas dores, principalmente nas pernas. Mas quando me exercito de forma leve, fico melhor, mais concentrada, mais consciente, menos dolorida. Estou mais disposta, menos tensa e mais feliz”, descreve.

Histórias que inspiram

Aos 46 anos, o assessor técnico da Coordenadoria de Contratos, Convênios e Congêneres (Cogco) da Sesa, Hércules de Sousa, ressalta, com orgulho, a dedicação à capoeira, prática iniciada ainda na primeira década de vida.

“O esporte que escolhi reúne tudo o que amo: musicalidade, movimento, arte e cultura. Ao longo da vida, tive períodos em atividade, outros, não. Com isso, constatei que minha qualidade de vida e minha autoestima estão diretamente ligadas ao meu empenho com o exercício”, considera.

O colaborador Hércules de Sousa ressalta, com orgulho, a dedicação à capoeira

Preocupado com o próprio histórico familiar, composto por pessoas próximas acometidas por doenças evitáveis, a dedicação passou a ser redobrada. “É preciso ter uma atenção integral e buscar orientação médica, nutricional e física. Procuro ser um exemplo positivo, sobretudo, para quem ainda não entendeu a importância disso tudo”, pontua.