Escola de Gastronomia Social realiza curso básico para pessoas surdas

6 de abril de 2022 - 15:09 # # # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom Escola De Gastronomia Social Ivens Dias Branco - Texto
Divulgação/EGSIDB - Fotos

A formação faz parte da programação do 3º Seminário Cultura do Acesso realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará

A Escola da Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realiza o primeiro curso exclusivo para pessoas surdas. A formação “Fundamentos da Cozinha” segue até esta sexta-feira (8) com aulas de técnicas de cortes de legumes e verduras nas preparações culinárias, como caldos, sopas, massa fresca, molhos e guarnições, bem como a compreender aspectos importantes da cultura alimentar cearense e fichas técnicas.

No total, 23 pessoas surdas, encaminhadas pela Associação dos Surdos do Ceará, participam do curso com aulas teóricas e práticas, nas quais os professores contam com o apoio de intérpretes de Libras para passar as informações para a turma.

“A gastronomia é um instrumento de transformação e uma área de interesse de muitas pessoas. Nesse sentido, o curso tem uma importância fundamental como forma de ampliar as ações de inclusão e acessibilidade da Escola e oportunizar aprendizado e experiências na área da gastronomia”, afirma Selene Penaforte, superintendente da Escola.

O curso foi articulado dentro da programação do 3º Seminário Cultura do Acesso, evento híbrido, com programação virtual e presencial, que segue até sábado, 9h. Mais informações em @percursosinformativos no Instagram e no site www.percursosinformativos.com.br.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Serviço

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091| Instagram: @escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br. Transmissão on-line em https://www.youtube.com/c/EscoladeGastronomiaSocialIvensDiasBranco.