Porto Iracema realiza aula aberta sobre a representação da mulher indígena na história da arte brasileira com a pesquisadora Sandra Benites

20 de abril de 2022 - 15:35 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

A atividade, gratuita e aberta ao público, faz parte das ações propostas na atual edição do Laboratório de Artes Visuais da Escola

Na quinta-feira (28), às 19h, a Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Governo do Estado, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a aula aberta “A representação da mulher indígena na história da arte brasileira sob o olhar de uma mulher Guarani Nhandeva”, com a antropóloga, pesquisadora e curadora de arte, Sandra Benites.

A aula, que ocorre no auditório da Escola, é gratuita e aberta a quaisquer pessoas interessadas na discussão. Sandra Benites, doutoranda em Antropologia Social no Museu Nacional do Rio de Janeiro e curadora adjunta no Museu de Arte de São Paulo (MASP), explica que o encontro é uma oportunidade de diálogo e construção conjunta partindo de temáticas que discutem a ideia do indivíduo como parte do coletivo no fazer artístico.

A pesquisadora compõe, junto com Luciara Ribeiro e Beatriz Lemos, a equipe de mediadoras que acompanham a Temporada Formativa da 8ª edição do Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema. No período de 25 a 29 de abril, Benites realiza o primeiro módulo presencial do processo Formativo na Escola.

Sobre o Laboratório de Artes Visuais

Pesquisa artística realizada por Luiz Paulo Aragão, Jônatas Joca e Rafael Lima, de Fortaleza, promove provocações dramatúrgicas sobre o território das danças urbanas no intento de extrapolar a cultura House, aproximando-a das linguagens vernaculares, atravessando-a das danças afro diaspóricas, re-territorializando-a ao cenário da cidade da luz e ao movimento das marés dançantes festivas e locais.

Sobre Sandra Benites

Sandra Benites Guarani Nhandewa é Mestra em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curadora adjunta de arte Brasileira no Museu de arte de São Paulo (MASP) e atualmente doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Aula aberta sobre a representação da mulher indígena na história da arte brasileira com a pesquisadora Sandra Benites
Quando: 28 de abril, quinta-feira, às 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito