PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará de Oportunidades: SPS leva emissão de documentos e atendimento especializado para mulheres e população em situação de rua

28 de abril de 2022 - 16:13 # # # # # # # #

Ascom SPS - Texto
Tiago Stille - Foto

No mês do trabalhador, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) participa do Ceará de Oportunidades e leva, nas próximas segunda-feira (2) e terça-feira (3), diversos serviços para Praça do Ferreira, a fim de atender a população cearense. Durante todo o dia serão ofertados os serviços do Caminhão do Cidadão, do Ônibus Lilás e da Estação Móvel de Políticas Sobre Drogas.

A ideia é levar para mais perto do trabalhador os serviços e políticas públicas coordenadas pela SPS, que vai realizar ações de cidadania, com emissão de documentos e orientação para emissão da carteira digital de trabalho; prevenção, orientação e encaminhamento aos órgãos e instituições, integrantes da rede de apoio socioassistencial. Além de atendimentos de saúde, com aferição de pressão e temperatura, distribuição de máscaras, água, álcool em gel, preservativos e itens de higiene pessoal para a população em situação de vulnerabilidade.

Serviços

Caminhão do Cidadão
Unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Caminhão do Cidadão circula por todo o Ceará levando serviços de cidadania para a população. Nas próximas segunda-feira (2) e terça-feira (3), o caminhão vai estacionar na Praça do Ferreira, das 9 às 16h, e atender o público presente com os seguintes serviços:
* Emissão 1° e 2° via RG;
* Emissão 1° via CPF;
* Emissão da declaração de antecedentes criminais;
* Emissão declaração do NIS;
* Orientação para emissão da carteira de trabalho digital.

Ônibus Lilás

Sob a coordenação da Secretaria-Executiva de Políticas para as Mulheres, o Ônibus Lilás promove rodas de conversas sobre direitos das mulheres e oferece serviços especializados de assistência social, jurídica e psicológica, além de realizar também ações de prevenção, orientação e encaminhamento aos órgãos e instituições, integrantes da rede de apoio socioassistencial. A unidade já passou por assentamentos, aldeias indígenas e comunidades rurais e quilombolas cearenses, contemplando desde 2019, 90 municípios, 145 distritos e 4.101 mulheres.

O ônibus Lilás segue chegando a novos espaços, e nesta próxima segunda-feira (2) vai estacionar na Praça do Ferreira, das 9 às 11h e das 14h às 16h, para atender o público presente com os seguintes serviços:

* Atendimento psicossocial
* Palestra sobre a Lei Maria da Penha
* Roda de conversa
* Encaminhamentos para rede de enfrentamento: (Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Referência da Mulher, CRAS, CREAS, dentre outros.)

Estação Móvel de Política sobre Drogas

Também sob coordenação da SPS, a Estação Móvel de Política sobre Drogas presta assistência social e psicológica à população em situação de rua, além de atendimento de saúde, com aferição de pressão e temperatura, distribuição de máscaras, água, álcool em gel, preservativos, itens de higiene pessoal e pastas para documentos pessoais. O projeto vem desenvolvendo ações continuadas desde setembro de 2021 nos territórios da Praça do Ferreira, Papicu, Praça Luiza Távora, Beira-mar e Poço da Draga.

O público atendido demanda frequentemente atenção de acolhimento e redução de danos. Neste contexto, os profissionais que atuam na Estação Móvel facilitam o processo de inserção nas diversas políticas públicas existentes no território, buscando a garantia da atenção integral do usuário. Além dos atendimentos prestados no local, são realizados diversos encaminhamentos para Unidades Básicas de Saúde, a exemplo do Centro POP – equipamento responsável pela porta de entrada da REDE SUAS (Assistência Social), CAPS GERAL e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Geral e para atendimento de Álcool e Drogas) e Defensoria Pública.

A Estação Móvel de Política sobre Drogas vai estacionar na Praça do Ferreira nas próximas segunda-feira (2) e terça-feira (3), de 8h30 ao meio dia e de 13h30 às 16h, para atender o público presente com os seguintes serviços:

* Distribuição de kit de higiene
* Atendimento de saúde e psicossocial
* Atividade para crianças