PReVio: Vice-Governadoria promove reunião com lideranças comunitárias do bairro Bom Jardim

28 de abril de 2022 - 13:58 # # #

Ascom Vice-Governadoria - Texto e Fotos

A equipe da Vice-Governadoria esteve na última quarta-feira (27), no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, para apresentar, debater e ouvir sugestões acerca do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). O encontro contou com líderes comunitários do território e demais representantes da sociedade civil. Novas reuniões, no Bom Jardim e também em outros bairros abraçados pelo PReVio, devem acontecer em breve.

Para Carla da Escóssia, assessora especial da Vice-Governadoria, encontros como o dessa quarta são importantes para promover o diálogo entre as partes e também conhecer mais intimamente as demandas de cada local. “Acredito que essa seja a sétima reunião que temos com representantes deste território. Já incluímos algumas demandas e podemos realizar ainda mais atividades nas próximas reuniões. A gente reconhece a importância de encontros como esse. O Bom Jardim nos convoca não pelas vulnerabilidades, mas pelo grande potencial que tem. Nos colocamos à disposição para o que for necessário”, apontou.

Joice Luz é integrante da instituição Viva Cidadania. Atuante no Bom Jardim, a articuladora reconhece que as ações integradas de prevenção pensadas para o PReVio irão beneficiar bastante seu bairro, mas que o processo levará certo tempo. “A gente espera que os resultados aconteçam o quanto antes, mas também sabemos que isso se dá de forma processual, com certo tempo. Mesmo assim, sem dúvidas nossa juventude, que precisa dessas ações, irá ganhar bastante”, disse.

Membro da equipe do Projeto Virando o Jogo, uma das ações que integram o PReVio, Ricardo Pinheiro afirma que não só o Virando, mas também as outras atividades que englobam o programa podem mudar a realidade da juventude do Bom Jardim e dos outros territórios que serão abraçados pela iniciativa. “O dia a dia desses jovens que não estão estudando, não estão inseridos no mercado de trabalho, é envolto de violências. A violência física, a violência moral. Uma série de abusos. Essa inserção do Virando no PReVio vai favorecer que a juventude tenha outras possibilidades, uma nova visão da sociedade”, comentou.

PReVio

Com investimento de R$ 350 milhões, a iniciativa deve impactar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ das dez cidades cearenses mais populosas. O Programa promove ações territorializadas numa perspectiva de qualificação das estruturas e das instâncias municipais de governo. A iniciativa combina ações de inteligência policial e segurança pública qualificada com iniciativas de prevenção de comportamentos violentos, de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários. Nesse sentido, o PReVio tem o propósito de ampliar as ações inauguradas com o Pacto por um Ceará Pacífico, visando o atendimento de demandas intersetoriais relativas às vulnerabilidade sociais que mais se relacionam com o incremento da violência.
O projeto é coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria de Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Com a iniciativa, pretende-se integrar as políticas públicas de prevenção à violência.

Daniel Herculano – Ascom Casa Civil – Texto
Ascom Casa Civil – Fotos