Corpo de Bombeiros acompanha eclosão de 190 ovos de tartarugas-marinhas na Sabiaguaba

5 de maio de 2022 - 11:31 # # #

Ascom CBMCE

 

Um vídeo registrado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e do Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (Gtar-Verdeluz) emociona a todos os apaixonados pela natureza. É que dois ninhos de tartaruga-de-pente eclodiram na Praia da Sabiaguaba, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Com a novidade, 190 filhotes seguiram em direção ao oceano na manhã da última terça-feira (3).

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), em parceria com o Gtar-Verdeluz, é quem monitora os 47 ninhos de tartaruga-de-pente da Capital, sendo 20 na Praia da Sabiaguaba e 27 na Praia do Futuro. O trabalho garante todo o cuidado com a espécie ameaçada de extinção, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza. É que o comércio da carne e dos ovos desses répteis se tornou uma ameaça às futuras gerações.

“O monitoramento e vistoria dos ninhos, desde a postura dos ovos até a eclosão, é de suma importância para garantir que os filhotes de tartaruga-de-pente da orla de Fortaleza alcancem o mar da forma mais natural possível”, descreve a importância do trabalho do CBMCE a bióloga Alice Frota. “O trânsito de carros compacta o solo e impede o nascimento deles, enquanto postes de luz fazem com que os filhotes sigam na direção contrária, levando os filhotes a óbito por exaustão”.

Além disso, a própria interferência direta dos curiosos, que removem placas e sinalizações, é um risco às tartarugas-de-pente. “Momentos como esse, em que conseguimos acompanhar o nascimento de todo um ninho, com tantos filhotes, nos fazem respirar um pouco e ter certeza de que esse trabalho, realizado em parceria com o CBMCE, desde 2017, funciona e permite que essa espécie em extinção esteja protegida”, conclui a bióloga.


Dicas

O Corpo de Bombeiros informa que é crime ambiental coletar, ovos, perseguir, capturar ou matar tartarugas-marinhas. Em caso de encontrar alguma espécie desse tipo, a população pode ligar para o número (85) 3101-1078, do CBMCE, ou enviar um Whatsapp para 99690-1269, do Instituto Verde Luz. Outras dicas importantes são: manter uma distância segura em relação ao animal e compartilhar a localização precisa, com o auxílio do Google Maps, para os bombeiros militares.

Assistia o vídeo aqui

HTTPS://YOUTU.BE/OFY-ZN4PBLG