Fazendários têm artigos publicados no e-book “Serviço Público: práticas e reflexões”

6 de maio de 2022 - 16:10 # # # # #

Natália Coutinho - Ascom Sefaz

Cinco artigos de servidores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) foram publicados no e-book “Serviço Público no Estado do Ceará: práticas e reflexões“, produzido pela Escola de Gestão Pública do Estado (EGP). A coletânea, composta por 50 artigos distribuídos em três volumes, tem como objetivo incentivar práticas e atuações inovadoras e eficientes, além de valorizar reflexões sobre o serviço público desenvolvido no espaço cearense. O livro digital está disponível e pode ser acessado clicando aqui (https://www.egp.ce.gov.br/e-book/).

O primeiro volume do e-book conta com quatro trabalhos feitos pela equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), sendo eles: o Capítulo 5 – Transformação de processos de negócio na prática: aplicação na Sefaz-CE; Capítulo 13 – Como engajar uma grande organização em um planejamento estratégico – a experiência da Secretaria da Fazenda do Ceará; Capítulo 14 – Governança da estratégia como ferramenta de acompanhamento e garantia de saúde estratégica organizacional; e Capítulo 15 – Mineração de processos como agente da transformação organizacional: o caminho da agilidade.

O titular da Codip, Auler Gomes, ressaltou a importância de compartilhar as iniciativas da Sefaz, por meio dos artigos. “Desde o início dessa gestão, a Sefaz tem realizado diversas mudanças na organização. Essas publicações são uma forma de mostrar aos outros órgãos estaduais as experiências da nossa Instituição. O grande propósito é poder gerar benefícios similares aos nossos também às demais secretarias do Governo”.

Já o segundo volume do e-book traz, no Capítulo 7, o artigo: “Programa Sua Nota Tem Valor: transformando cidadania em solidariedade”, produzido pela equipe da Coordenadoria de Relações Institucionais (Corins). A publicação destaca que a iniciativa foi estruturada para contribuir na conscientização da população sobre a importância de exigir o documento fiscal no momento da compra, além de estimular a cidadania fiscal, a solidariedade, inclusão social, coibir a concorrência desleal, combater a sonegação fiscal e aumentar a arrecadação do Estado.

Germana Belchior, coordenadora da Corins, afirma que participar do e-book é uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido pelo Sua Nota Tem Valor. “Este livro é importante para compartilhar conhecimentos e as boas práticas realizadas nos órgãos do Governo do Estado. Ficamos muito felizes em disseminar esse programa que tem contribuído para transformar a vida de tantas pessoas premiadas pelos sorteios e por meio das instituições beneficiadas.”