HGWA recebe última visita presencial do Projeto Paciente Seguro

12 de maio de 2022 - 15:46 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA Texto e Fotos

A execução do cronograma proposto incluiu a divisão dos profissionais da unidade em diversos grupos

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu, nos últimos dias 10 e 11, a visita presencial de facilitadoras do Projeto Paciente Seguro (PPS) do Hospital Moinhos de Vento, situado no Rio Grande do Sul. A ocasião, marcada por um balanço de ações iniciadas em julho de 2021, foi pautada, também, por um treinamento final que visa ao aprimoramento das atividades.

A execução do cronograma proposto incluiu a divisão dos profissionais da unidade em diversos grupos. Respeitando os respectivos protocolos de segurança do paciente, foram formados times responsáveis por pautas direcionadas à identificação segura, à prevenção contra quedas, à prevenção de lesão por pressão, à higienização das mãos, à cirurgia segura, além de medicamentos assistenciais e voltados à farmácia e comunicação. Dentre os setores envolvidos, estiveram unidades de terapia intensiva e algumas clínicas médicas.

O projeto conta com esforços do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A programação foi composta por 30 horas de qualificação, contemplando 18 hospitais em todo o Brasil, dentre os quais três estão situados no Ceará, incluindo HGWA, Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). Foram realizadas duas visitas de diagnóstico, uma avaliação inicial e uma final, além de duas visitas técnicas.

A coordenadora de Enfermagem do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (Cetip), Yohanna Monteiro, esteve no grupo de medicamentos e pontuou o valor do projeto para o seu setor. “Por meio das auditorias, verificamos melhorias em relação à administração medicamentosa. Trouxemos soluções que auxiliam a segurança e a praticidade da assistência. A mudança do olhar da equipe fez toda a diferença em diversos pontos”, afirmou.

A ocasião, marcada por um balanço de ações iniciadas em julho de 2021, foi pautada, também, por um treinamento final que visa ao aprimoramento das atividades

O sentimento é compartilhado pelo coordenador médico da UTI Adulto, Denison Couto, que trabalhou no protocolo de higienização das mãos. Ele diz que o resultado final é de fortalecimento e crescimento conjunto. “Foi um momento marcante em nossa unidade. Apesar de já praticarmos o cuidado e o gerenciamento, essa iniciativa nos trouxe um aprimoramento. Era um tema que ficava somente com a CCIH [Comissão de Controle de Infecção Hospitalar], mas essas ações empoderaram mais a nossa equipe”, destacou.

Durante o encerramento da visita, a diretora de Processos Assistenciais do HGWA, Thaís Herzer Lobo, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e a presença constante das facilitadoras. “Foi maravilhosa a atuação de todos os times. Tivemos excelentes resultados e todos alcançaram suas melhorias. Vamos implementar nas demais unidades e reforçar o cuidado com a segurança e a qualidade, chegando ao propósito de entregar o melhor que a gente pode proporcionar. É fundamental agradecer o trabalho do Paciente Seguro, com uma metodologia muito bem determinada e um ritmo essencial para que ele dê resultados”, disse.

O relatório final será apresentado no próximo dia 27 de junho. Durante todo o mês, estão programadas palestras que terão, como tema, a implementação, a sustentabilidade e a ampliação do PPS. O ato de encerramento está previsto para o dia 6 de julho.

Continuidade

A gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, responsável pelo Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp), prevê a continuidade do plano de ação do projeto em todo o hospital, destacando que foi um ano de muitas conquistas e aprendizagens.

“Esses dois dias foram importantíssimos. As facilitadoras utilizaram, como parâmetro de medida, a mesma ferramenta da avaliação inicial. Nós tivemos a mesma metodologia de comparação em relação a como estávamos há um ano. Foi muito interessante, pois elas conseguiram visualizar, tanto nas unidades-piloto, como a nível institucional, tudo o que conseguimos avançar. Tivemos melhorias e ganhos em relação ao gerenciamento das medidas preventivas para evitar eventos adversos. Ressaltamos, por fim, o envolvimento de todas as equipes, inclusive dos membros da Comissão de Segurança do Paciente (Cosep), que acompanharam as evoluções de perto. Estamos contando com eles para desdobrar esse projeto para todo o hospital e todos os protocolos”, pontuou.