Escola de Gastronomia Social abre inscrições para o 5° Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social

27 de maio de 2022 - 16:12 # # # # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom Escola De Gastronomia Social Ivens Dias Branco - Texto e Fotos

O programa de pesquisas recebe inscrição de projetos baseados nos temas da cultura alimentar e gastronomia social

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar, está com inscrições abertas para a seleção de projetos de pesquisa para o 5º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 23 de junho, no Mapa Cultural do Ceará.

O Laboratório de Criação é um processo formativo que envolve pesquisa, desenvolvimento e inovação em cultura alimentar e gastronomia. No total, são três vagas e os selecionados receberão bolsa de apoio, além orientação de mentores que conduzirão a qualificação dos projetos, oficinas e palestras. As atividades acontecem de forma on-line e presencial. Por não ser um curso, o Laboratório tem uma dinâmica própria de funcionamento com formações, imersões ao campo de pesquisa, orientações, relações institucionais e suporte para o desenvolvimento de produtos e/ou tecnologias.

“Nossa expectativa é receber propostas que tenham possibilidade de resultar em produtos alimentícios, utensílios, tecnologias sociais, jogos, aplicativos, que fortaleçam a cultura alimentar e a gastronomia no estado do Ceará”, ressalta Vanessa Moreira, coordenadora de cultura alimentar da EGSIDB.

Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, residência comprovada no estado do Ceará por no mínimo três anos e cadastro válido no Mapa Cultural do Ceará. Vale destacar, que serão priorizados para seleção, candidatos que integrem e/ou representem coletivos, comunidades, associações, cooperativas e grupos, formais ou informais, vinculados às áreas de Cultura Alimentar e Gastronomia Social e áreas afins, que tenham potencial de dividir, difundir e levar à implementação dos resultados das pesquisas desenvolvidas.

Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, destaca o papel do equipamento de colaborar com a solução de desafios e encontrar oportunidades. “Nosso objetivo é apoiar iniciativas que promovam inovação e projeção da cultura cearense, de modo a fomentar o debate crítico sobre história, costumes, valores, hábitos alimentares, mercado, tecnologias, técnicas e tendências”, afirma.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. Toda a programação é gratuita. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Serviço

Seleção para o 5º Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Período de inscrições: 26 de maio  a 23 de junho de 2022
Inscrições gratuitas no Mapa Cultural do Ceará – https://mapacultural.secult.ce.gov.br
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE.
Mais informações pelos telefones:  3458.3513 3263.4596 ou pelo e-mail: labgastronomiasocial@gmail.com.
Segunda-feira a Sexta-feira – 8h às 12h e das 14h às 18h.
Site: www.gastronomiasocial.org.br | Redes sociais: @escolagastronomiasocial.