Corpo de Bombeiros inicia duas novas turmas do Jovem Brigadista de Valor em Camocim

2 de junho de 2022 - 13:01 # # #

Ascom SSPDS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) deu início à formação de duas novas turmas do projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV), no município de Camocim – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). A solenidade com a aula inaugural para as duas turmas foi realizada nessa terça-feira (31).

Duas novas turmas do projeto Jovem Brigadista de Valor tiveram aula inaugural, na Escola de Tempo Integral Municipal Coronel Libório Gomes da Silva, localizada em Camocim. As turmas possuem 40 alunos cada, totalizando 80 participantes do projeto, que possui 70 núcleos em todo o Estado.

A aula inaugural foi ministrada pelo comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/3º BBM), tenente-coronel do CBMCE Francisco Roberto Maciel de Morais, que também coordena o projeto JBV. Durante a aula, foram abordados assuntos como amparo legal, objetivos, fundamentação, metodologia e importância estratégica para a corporação e para a sociedade.

Além de profissionais do CBMCE e da instituição escolar, que receberam as duas novas turmas do projeto, a solenidade teve a participação de autoridades da Prefeitura de Camocim, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Capitania dos Portos e do Exército Brasileiro.

Jovem Brigadista de Valor

O projeto, iniciado em 2002, ainda sob o nome Jovem Bombeiro Voluntário, tem como missão contribuir na formação das crianças e adolescentes ao utilizar como referência valores de civismo e cidadania. Dentre os aspectos abordados estão a ética, respeito à pluralidade, a valorização e a preservação do meio ambiente, o compromisso com as ações de saúde. Atualmente, o JBV atende 1.749 brigadistas em seus 70 núcleos, dos quais 28 são em Fortaleza, 13 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e 29 no interior do Ceará.

O conteúdo programático do curso, disposto em 264 horas/aula, ministradas anualmente, abrange noções de atendimento pré-hospitalar, salvamento, combate a incêndio, ordem unida, defesa civil, ética e cidadania e conta com atividades socioeducativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE