Polícia Civil deflagra operação contra membros de uma organização criminosa na Região Norte do Ceará

11 de outubro de 2022 - 13:08 # # # #

Ascom PC-CE - Texto e fotos

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão em desfavor de suspeitos de integrar uma organização criminosa atuante em todo o Ceará. A ofensiva aconteceu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (11), no município de Sobral, pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Entre os cinco presos, está Marcos Batista Ferreira Mendes, de 41 anos, conhecido também como “Marquinhos Coragem”, apontado como o chefe do grupo criminoso. Além o mandado de prisão em aberto por integrar uma organização criminosa, o homem já possui registros de antecedentes criminais por latrocínio, homicídio doloso, roubo com restrição de liberdade da vítima e porte ilegal de arma de fogo.

Todos os alvos da operação foram conduzidos para a Delegacia Regional de Sobral, onde foram cumpridos os mandados judiciais. O material apreendido também foi levado para a delegacia, onde será utilizado para subsidiar novas investigações, com o intuito de identificar outras pessoas que possam ter envolvimento com a organização criminosa. Após os procedimentos, os suspeitos foram encaminhados para unidades do sistema prisional e encontram-se à disposição da Justiça.

Sequestro de bens

Além do cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, as equipes ainda cumpriram três medidas cautelares diversas para sequestro de bens dos investigados. Dentre os bens sequestrados, está uma fazenda com aproximadamente 83 hectares de extensão, que foi adquirida como fruto das atividades ilegais da organização criminosa. O imóveis foi interditado pela PC-CE e será objeto das investigações subsequentes à operação.

As investigações foram coordenadas por equipes do Núcleo de Combate ao Crime Organizado (NCCO), da Delegacia Regional de Sobral, e do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), da Delegacia Municipal de Sobral. As ações ainda contaram com a participação de equipes da Delegacia Regional de Itapipoca e das Delegacias Municipais de Massapê, Coreaú, Santana do Acaraú e Varjota.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3677-4711, o número de WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.