Dia do Professor: prática docente promove a transformação social baseada em princípios

14 de outubro de 2022 - 17:33 # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto
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Por todas as regiões do estado, são vários os exemplos de professores comprometidos com a causa da educação pública, que agem incansavelmente no sentido de procurar despertar nos estudantes o gosto pelo aprendizado. Por intermédio destes profissionais, histórias de vida se transformam e sonhos se tornam realidade. Neste 15 de outubro, Dia do Professor, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), parabeniza e reconhece o trabalho docente, fundamental para a construção de uma sociedade mais evoluída e baseada em princípios.

Camila França dos Santos foi aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Maria Amélia Perdigão Sampaio, no município de Palmácia, entre os anos de 2012 e 2014. Ao concluir a educação básica, fez curso superior de licenciatura plena em Matemática, por sentir-se vocacionada ao ensino e ter identificação com os números. No início deste ano, Camila teve a oportunidade de voltar à unidade de ensino onde viveu parte da adolescência – desta vez, para ser professora.

“Durante toda a minha trajetória acadêmica, fui inspirada por diversos profissionais que transmitiam amor nas palavras ao ensinar, encantando-me a cada gesto. Precisamos ter consciência do papel social do professor e, ao mesmo tempo, promover a participação crítica e reflexiva dos estudantes”, expõe Camila.

A professora lembra que a matemática é uma das áreas de conhecimento mais “temidas” pelos jovens e, por conta disso, busca estabelecer relações entre os conteúdos e a realidade, aproximando a teoria da prática.

“Proponho desafios e questionamentos, com o debate crítico para resolução das questões. Outro fator importante é o uso de ferramentas tecnológicas, que facilitam a absorção de novos saberes, deixando a aula mais interativa, dinâmica e lúdica. Montar um sistema de aprendizado dinâmico é ir além da rotina de leitura dos livros didáticos, de aulas expositivas e provas”, explica.

Camila aponta, ainda, o processo de escuta como um dos principais fatores na construção de uma relação de confiança entre professor e alunos. “Escutar seus contextos existenciais e suas percepções de mundo é uma forma de criar laços e gerar uma atmosfera acolhedora e amigável, contribuindo para que se tornem mais participativos e protagonistas de suas vidas”, argumenta.

Na visão de Camila, para exercer com plenitude o ofício de ensinar, é necessário manter-se apaixonado pelo que faz. “Somos fadados à esperança. Mesmo com os desafios da sociedade moderna, o trabalho do professor é belo, excitante e faz toda a diferença na vida daqueles que se permitem viver a experiência do aprendizado”, conclui.

Ressignificar práticas

Alexandre Lopes Andrade iniciou a carreira docente há 10 anos e hoje leciona a disciplina de Biologia na Escola de Ensino Médio (EEM) Maria das Dores Cidrão Alexandrino, em Tauá. Ao longo da experiência educacional, ele percebeu que era preciso estar atento aos anseios de cada nova geração, fazendo um trabalho de constante transformação pessoal e ressignificação de práticas. “É necessário conhecer a si mesmo e permitir-se aprender a cada dia”, frisa Alexandre.

Os métodos ativos de aprendizagem, associados às tecnologias digitais de informação e comunicação, constituem ferramentas essenciais para o bom desempenho do trabalho docente, na visão do educador.

“Buscamos utilizar métodos que incentivam o estudante a produzir algo, colocando-o no centro do processo, tirando o foco do professor. Ao fazer isso, eles se sentem mais atraídos pela escola e pelas aulas. A Aprendizagem Baseada em Problemas, por exemplo, é um método ativo de aprendizagem que estimula os estudantes a aprenderem através da vivência da resolução de algum problema específico”, ilustra.

Ao refletir sobre a profissão, Alexandre pondera, ainda, que compartilhar aprendizado é algo importante para o crescimento pessoal e para a transformação da sociedade. “Parafraseando Paulo Freire, compreendo que ensinar é muito mais do que transferir conhecimentos, mas possibilitar a construção destes na mente dos estudantes. A minha maior realização como docente foi ver estudantes dando voos muito mais altos do que os meus, já que para todo mestre, o fato dos seus aprendizes o superarem é motivo de alegria e de dever cumprido”, explica.

Exercício de empatia

Denise Régia Oliveira é professora desde 1994. Atualmente, leciona Redação na EEMTI Iraci Pereira de Alcântara, em Caucaia. Conforme ela explica, a vocação para a docência vem de família. “Cresci no meio de professoras. A maioria das minhas tias e primas optou por este ofício e sempre me identifiquei muito com a profissão”, revela.

Para Denise, um dos momentos de mais felicidade em sala de aula é quando os estudantes demonstram interesse nas aulas.

“Eu me coloco no lugar deles, para facilitar a interação, e procuro preparar as minhas aulas considerando a realidade em que vivem. A metodologia e o planejamento são modificados de acordo com cada turma, para que as aulas façam mais sentido. Nossa função não é apenas de construir o conhecimento junto com eles, mas de nos socializarmos e acolhê-los. Temos que ter isso no sangue e estar sempre dispostos a contribuir com os alunos. Nossa maior evolução é a evolução deles”, considera.