Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Procurando o animal – uma poética contemporânea da pintura”, com artista Alice Lara

14 de outubro de 2022 - 09:59 # # # # #

Ascom Escola Porto Iracema das Artes

A atividade, gratuita e aberta ao público, propõe um espaço de compartilhamento de experiências dentro do fazer artístico visual

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza na quinta-feira (20), às 19h, a Aula Aberta “Procurando o animal – uma poética contemporânea da pintura”, com Alice Lara. Durante a atividade a artista irá compartilhar um pouco de suas experiências e sua pesquisa, na linguagem pintura, que investiga a representação de animais, suas relações com os seres humanos e como essas relações afetam ambos. Para isso, Alice tem executado pesquisas em reservas florestais, parques, zoológicos e bancos de imagens.

A coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais da Porto Iracema, Camila Alves, explica que Alice Lara trará uma fala que parte de um viés acadêmico. “A partir da recente pesquisa de mestrado concluída na linha de poéticas visuais da USP, Alice trará boas contribuições para estudantes e artistas das artes visuais, no que diz respeito à investigação contemporânea na Pintura”.

A artista está ministrando aulas na turma do Curso Básico em Artes Visuais 2022, no Módulo: “Da gente para o mundo: construção de portfólio de artista visual”, onde estão sendo desenvolvidas atividades que levem os estudantes a buscar o autoconhecimento de sua poética e o desenvolvimento de habilidades descritivas e organizacionais de seus trabalhos, de modo que possam se tornar mais autônomos, entendam e possam acessar as possibilidades de suas próprias trajetórias.

Sobre Alice Lara

Nasceu no Distrito Federal, mais precisamente na cidade satélite de Taguatinga e Vicente Pires. Atualmente vive e trabalha em São Paulo. Graduou-se em Artes Visuais em licenciatura e bacharelado pela Universidade de Brasília. Mestre em Poéticas Visuais na ECA – USP. Em sua carreira participou de diversos salões no país como o Salão de Abril em Fortaleza em 2010, o Salão de Anápolis em 2011 e 2014 o arte Londrina em 2019. Foi premiada em 2012, no Arte Pará e em 2016 no Salão de Anápolis. Realizou as seguintes individuais: 2016 – “Ponto de Convergência” na Galeria Antonio Sibassoly em Anápolis; 2013 “Entre Artistas” no ECCO – Espaço Cultural Contemporâneo, em 2013; “Amores Perros” no Espaço Cultural do Cervantes de Brasília; 2013 “falso mundo maravilhoso” no MUnA – Museu Universitário de Uberlândia; em 2019 “As ordens no paraíso” no Paço das Artes em São Paulo e em 2020 apresentou a segunda edição desta mesma exposição. Ainda em 2020 realizou mais uma individual no Centro Cultural São Paulo. Uma obra da série “As duas estórias da carne” foi adquirida para a coleção do Museu de Arte do Rio.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Procurando o animal – uma poética contemporânea da pintura”, com Alice Lara
Data: 20 de outubro, quinta-feira, às 19h
Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público