Show d’Os Transacionais e programação especial para as crianças marcam fim de semana na Estação das Artes

21 de outubro de 2022 - 14:11 # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Tatiane Fortes - Foto

Oficinas, pintura e brincadeiras infantis serão ofertadas gratuitamente para a criançada

A música retrô brasileira vai ecoar na Estação das Artes no próximo sábado (22), das 16h às 21h, com a apresentação gratuita d’Os Transacionais. O show será antecedido pelas DJs Gabilônia e Maarji e é uma proposição do projeto Kabuletê, iniciado em 2022, e que terá como palco desta quarta edição o Complexo que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serão cinco horas da festa “Brasileiragem na Estação”, voltada para o público maior de 18 anos e com a distribuição de 2 mil pulseiras gratuitas a partir das 16h. Menores de idade poderão entrar com a assinatura do termo de responsabilidade pelos acompanhantes.

Maarji e Gabilônia compartilharão o espaço nas duas primeiras horas. Enquanto a primeira traz em seus sets uma viagem musical em raridades de disco music, boogie, groove, dance e brasilidades, sempre com uma pegada dançante e eclética, a segunda abraça uma mistura do que temos de mais brasileiro. Da tropicália a MPB contemporânea, seu som cria uma atmosfera envolvente e sempre com uma pitada de psicodelia.

Os Transacionais entrarão em cena a partir das 18h30. O conjunto é formado por Jolson Ximenes (voz/baixo), Juninho Torres (teclado/vocais), Miguel Basile (voz/guitarra), Filipe Almeida (percussão) e Dangelo Feitosa (bateria). Eles surgem com uma proposta de reverenciar a memória musical do Brasil, por meio de um trabalho sério de pesquisa e experimentação. Um apanhado entre variados estilos, ritmos e temáticas provenientes das mais diversas regiões do país.

Em paralelo às atrações musicais, o público poderá se deliciar com a Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE e apreciar a exposição “Legado dos Mestres”. Ela segue na Gare e na Plataforma, com fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Ceará.

Programação infantil no domingo

O Domingo na Estação, por sua vez, segue pautado pelo mês das crianças. No dia 23/10, de 9h às 12h, o equipamento oferece uma programação especial em parceria com o Sesc Ceará, incluindo música, brincadeiras infantis, oficinas e exposições mediadas.

O grupo Acordes de Fabiano, por exemplo, que tem como objetivo estimular a sensibilidade e a aptidão musical, levará uma apresentação com instrumentos de corda, sopro e percussão para a Estação. As crianças poderão desfrutar também de brincadeiras infantis (corda, bambolê e amarelinha), oficinas de marcadores de página e do tradicional brinquedo Bilboquê, feito com materiais recicláveis.

Também nesta manhã, a Biblioteca Romeu Aldigueri doará livros para promover e democratizar a leitura. De forma acessível, as obras ficarão disponíveis para os leitores que desejem iniciar novas aventuras literárias. Além dessas atividades, o Sesc oferecerá ainda duas exposições mediadas: uma sobre o Outubro Rosa e outra sobre o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O público poderá conferir também o som do DJ Penaforte, com uma discotecagem freestyle de música brasileira e especial devoção às décadas de 1960 e 1970, músicas nordestinas e bossajazz. A Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE e a exposição “Legado dos Mestres” completam a experiência.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Sábado
Dia 22/10, das 16h às 21h

Domingo
Dia 23/10, das 9h às 12h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.
Eventos gratuitos e abertos ao público*.

*No sábado à tarde/noite, a programação é voltada para maiores de 18 anos e serão distribuídas 2 mil pulseiras a partir das 16h.

– Proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro.

– Recomenda-se o uso de máscara e a vacinação contra a Covid-19 completa.

Mais informações: @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado (22/10)
Horário: 16h às 21h

Brasileiragem na Estação

– DJ Gabilônia e DJ Maarji
– Show Os Transacionais
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE
– Exposição “Legado dos Mestres”

Domingo (23/10)
Horário: 9h às 12h

– DJ Penaforte
– Grupo Acordes de Fabiano (Parceria Sesc)
– Pintura e brincadeiras infantis
– Oficina de Bilboquê (Parceria Sesc)
– Oficina de marcadores de texto (Parceria Sesc)
– Doação de Livros da Biblioteca Romeu Aldigueri (Parceria Sesc)
– Exposição sobre Outubro Rosa (Parceria Sesc)
– Exposição sobre o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Parceria Sesc)
– Exposição “Legado dos Mestres”
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE