Fórum Cearense de Comitês de Bacias discute gestão dos recursos hídricos com participação de Cogerh e SRH

27 de outubro de 2022 - 15:37 # # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Fotos

Em mais uma ação no âmbito da gestão participativa dos recursos hídricos, o Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas esteve reunido nesta terça (25) e nesta quarta-feira (26), na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), em Fortaleza, para tratar de assuntos relevantes à gestão de águas do Estado e ao funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).

Dentre os assuntos discutidos estava a avaliação do mais recente Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB), o detalhamento dos recursos do PROCOMITES – da Agência Nacional de Águas, as atividades realizadas em 2022 e o planejamento das ações da Cogerh, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e dos CBHs para o próximo ano.

O diretor presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, esteve no evento e pontuou as informações sobre as ações da companhia durante o ano de 2022, dentre elas a assinatura da criação do Parque das Águas, a continuidade dos Planos de Bacias por Regiões Hidrográficas; o Projeto de Capacidade de Suporte do Castanhão; o andamento dos Planos de Secas; a melhoria na universalização das macromedições e investimentos sistemáticos na política de segurança de barragens.

“Essa articulação dos Comitês de Bacias tem uma importância ímpar. É o momento onde os comitês se reúnem para debater assuntos de interesse da sociedade, no que tange a gestão dos recursos hídricos. Sem dúvidas, é um debate que enriquece os membros dos comitês e a Cogerh, como secretaria executiva dos Comitês, dará sempre o suporte necessário para que esses momentos sejam sempre muito bem aproveitados”, avaliou João Lúcio.

O Coordenador do Fórum, Aridiano Belk, avaliou o momento como espaço democrático e ideal para o diálogo. “É uma reunião muito oportuna, onde apresentamos nossas ações, relatos de atividades e também nossas dificuldades em algumas situações. De fato, uma reunião muito enriquecedora”, completou.

A próxima reunião do Fórum ocorre nos dias 20 e 21 de dezembro.

PROCOMITES

Márcia Caldas, representante da SRH, detalhou os valores do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), instituído pela Agência Nacional de Águas (ANA). Foram discutidos os recursos já gastos e os que ainda serão recebidos de acordo com as demandas dos calendários de cada colegiado.

Os investimentos mais pontuados pelos Comitês são para equipamentos de transmissão on-line das reuniões e veículos com motoristas para uso dos membros em ação pela plenária.

Perspectivas da Cogerh

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, participou apresentando os principais investimentos da Companhia nas áreas de operação e de projetos. Dentre os temas comentados pelo presidente se destacam: ações de rotina da barragem do Açude Jaburu I; Planos de Recursos Hídricos; cadastro de regularização de uso de água nas 12 bacias; Projeto de Capacidade de Suporte do Castanhão; Planos de Secas e Projeto Alocar; universalização das macromedições; investimento da segurança de barragens.

Moção de apoio à Cogerh

Como um dos encaminhamentos, a plenária do Fórum aprovou a construção de uma moção de apoio à continuidade da gestão da atual diretoria da Cogerh.