Hemodinâmica ultrapassa 500 procedimentos em menos de seis meses de serviço

14 de novembro de 2022 - 15:26 # # # #

Joelton Barboza - Ascom HRVJ - Texto e fotos

Antes, pacientes da região eram atendidos somente em Fortaleza

O serviço de hemodinâmica do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) somou 512 procedimentos realizados até a última semana. Foram 408 admissões, com 400 cateterismos e 112 angioplastias. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) assistiu pacientes de mais de 40 municípios das macrorregiões do Vale do Jaguaribe, do Sertão Central e de Fortaleza. Antes, o atendimento era possível somente na Capital.

O setor possui 18 médicos intervencionistas, sete enfermeiros especialistas e dez técnicos em Enfermagem. A coordenadora da Enfermagem do serviço, Thais Guerra, destaca o compromisso com a assistência de qualidade, reflexo dos valores institucionais do HRVJ. Como missão, o hospital atua na transformação do acesso à saúde para pacientes do Interior com necessidade de cuidados em Cardiologia Intervencionista.
“Por vezes, as circunstâncias nos trouxeram um amadurecimento precoce, quando pacientes chegaram em nossa porta. Somos uma das primeiras estruturas no interior cearense com a proposta 100% SUS [Sistema Único de Saúde]. Somos história, vida e coração”, diz Guerra.

O aposentado Adaécio Moura, de Itapipoca, na Região Metropolitana de Fortaleza, realizou uma cirurgia de cateterismo na última segunda-feira (7). Ele afirma que já frequentou diversos hospitais e nunca antes havia visto uma unidade com a estrutura do HRVJ. “O tamanho do hospital e a receptividade me impressionaram. Gostei demais”, avalia.

Inauguração

O serviço de hemodinâmica do HRVJ iniciou suas atividades no dia 16 de maio deste ano com a proposta de oferecer atendimentos diagnósticos e eletivos. Dois dias depois, foi feita uma angioplastia, procedimento pioneiro no serviço público do interior cearense. A cirurgia foi responsável por todo um planejamento de linha de cuidado na Cardiologia da unidade.