ZPE Ceará apresenta Hub de Hidrogênio Verde para a comunidade internacional de Zonas Francas

5 de dezembro de 2022 - 09:12 # # # # #

Áquila Leite - Ascom CIPP

O Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém foi apresentado na última sexta-feira (2), em Punta Cana, na República Dominicana, para a comunidade internacional de Zonas Francas. O presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, Eduardo Neves, detalhou pessoalmente todo o projeto, que é uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará e o Porto de Roterdã, durante o showcase “Experiência Internacional”, que compõe a programação técnica da XXV Conferência de Zonas Francas da Ibero-América.

Durante a apresentação, que foi acompanhada por operadoras, usuários, entidades governamentais, investidores, consultores e fornecedores do setor de Zonas Francas da América Latina, Eduardo destacou o potencial de geração de energias renováveis do Ceará, fator preponderante para a produção de Hidrogênio Verde; os benefícios oferecidos pela ZPE Ceará, que tornarão esse mercado ainda mais competitivo; e toda a infraestrutura do Complexo do Pecém, o único do Brasil que conta com um porto e uma ZPE completamente integrados.

“As usinas produtoras ficarão localizadas na ZPE Ceará, gozando de seus benefícios administrativos, cambiais e tributários, e utilizarão a rede de gás do Complexo, que conecta o porto e a área industrial. Essas usinas, localizadas a apenas 6km do Porto do Pecém, também terão à disposição um completo terminal de tancagem para armazenar amônia, que fará parte da produção. O escoamento será realizado pelo Porto do Pecém, que já conta com uma infraestrutura completa para o transporte desses produtos”, destacou Eduardo.

O presidente da ZPE Ceará também ressaltou a parceria com o Porto de Roterdã, o maior e mais importante terminal portuário da Europa, como grande diferencial do Ceará. A projeção, inclusive, é de que, com uma produção estimada de 1 milhão de toneladas de Hidrogênio Verde por ano em 2030, o Complexo do Pecém atenda aproximadamente 25% da demanda de importação de Roterdã, que se prepara para ser o maior distribuidor de H2V da Europa.

“O Hidrogênio Verde tem o potencial para revolucionar o sistema de energia atual rumo a um caminho mais limpo, seguro e sustentável, podendo ser a solução para a descarbonização da economia global. Estamos falando de geração de emprego e renda; de energia e combustível limpo, de toda uma cadeia que une tecnologia e sustentabilidade para ajudar a gerar um grande desenvolvimento socioeconômico em toda uma região. É o futuro acontecendo. E a ZPE Ceará, representando todo o Brasil, já faz parte disso”, complementa Eduardo Neves.

Um dos projetos mais inovadores

O Hub de Hidrogênio Verde de Complexo do Pecém, que já conta com 24 Memorandos de Entendimento assinados, além de dois pré-contratos com as multinacionais Fortescue e AES Brasil, também foi eleito um dos quatro projetos mais inovadores de Zonas Francas da América Latina, pela organização da XXV Conferência de Zonas Francas da Ibero-América.

O projeto foi selecionado pelo vice-ministro de Zonas Francas e Regimes Especiais do Ministério da Indústria e Comércio da República Dominicana, Carlos Guillermo Flaquer, e pela diretoria da Associação de Zonas Francas das Américas (AZFA), que organiza o evento. Além da ZPE Ceará, foram selecionados projetos da Zona Franca de Barcelona (Espanha), da Zona Franca de Bogotá (Colômbia) e do Grupo Aristos, que fica em El Salvador.

Encontro internacional

Organizado anualmente pela AZFA, entidade que tem a ZPE Ceará como filiada, a Conferência de Zonas Francas da Ibero-América, que começou nesta quinta-feira (1º) e segue até hoje (2), em Punta Cana, é o evento mais importante para o setor na região, onde são discutidos, avanços, inovações, melhores práticas, tendências e desafios futuros do setor de zonas francas. Neste ano, os temas centrais foram: tecnologia e inovação; integração; e sustentabilidade.

As zonas francas estão presentes em 25 países da Ibero-América, em um total de 700 zonas de livre comércio, que respondem por mais de 1 milhão de empregos diretos gerados e mais de 10.200 empresas instaladas. Em operação há nove anos, a ZPE Ceará é a primeira a entrar em atividade no Brasil e faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.