Projeto “Desfiando Memórias” se apresenta nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro

7 de dezembro de 2022 - 11:38 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre em Guaraciaba do Norte e traz uma partilha pública da pesquisa que está em desenvolvimento na 10ª edição dos Laboratórios de Criação

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a apresentação da pesquisa do projeto “Desfiando Memórias”, integrante da 10ª edição do Laboratório de Teatro. A atividade, gratuita e aberta ao público, faz parte das Rotas de Criação e traz ações que buscam avivar saberes, brincadeiras e tradições populares. Os encontros ocorrem entre os dias 9 e 11 de dezembro, de sexta-feira a domingo, às 15h, na comunidade rural de Bananeiras, em Guaraciaba do Norte.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação. Iniciando a abertura pública do Processo de Criação do projeto “Desfiando Memórias”, o encontro ocorre em terreiros distintos da comunidade rural de Bananeiras em Guaraciaba do Norte e traz ações livres referentes ao resgate de memórias e histórias que fazem parte dos saberes e imaginários populares da região. A programação é composta por Rodas de Memórias com os moradores da comunidade e Cortejo Cultural com apresentação e partilha sobre o processo de criação no Laboratório de Teatro.

A pesquisa “Desfiando Memórias” está sendo desenvolvida pelas/os artistas Jocilene Ramos, Letícia Muniz e Daniel Fernandes, do coletivo Terreiros e Quintais de Afeto. A tutoria do projeto é de Cláudio Ivo.

SOBRE O PROJETO DESFIANDO MEMÓRIAS
A pesquisa acontece em Guaraciaba do Norte e propõe realizar um mergulho em memórias femininas e suas criações manuais a partir do algodão e suas transformações, percorrendo rastros ancestrais herdados pelo ofício, suas corporeidades e sonoridades. A proposta é inspirada em mulheres sertanejas do interior do Estado do Ceará, que trazem consigo histórias e memórias que se entrelaçam com linhas, tecidos e a paisagem do sertão. Baseado na perspectiva “Corpo como lugaridade de ofícios” a pesquisa busca investigar como esses saberes e fazeres reverberam no corpo e na cena, alcançando uma criação cênica atravessada pelo audiovisual e outras tecnologias.

SOBRE O TUTOR CLÁUDIO IVO
Cláudio Ivo é multiartista, ator, diretor de teatro e circo, Instrutor de teatro, circo, clown, Palhaçaria clássica e máscaras da commedia de’llarte e balinesas. Além disso, o artista também é pesquisador da Cultura Popular Tradicional.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os/As/Es artistas/es recebem orientação de tutores – que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os/as/es artistas/es selecionados/as/es recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de seus projetos.

Serviço:

Projeto “Desfiando Memórias” irá realizar ações nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro
Data: 9 a 11 de dezembro, sexta-feira a domingo
Horário: 15h
Local: na comunidade rural de Bananeiras (Guaraciaba do Norte)
Gratuito e aberto ao público