Finalizada quarta fase do projeto para fortalecimento da regionalização em saúde

9 de dezembro de 2022 - 09:54 # # #

Mariane Dantas -Ascom Sesa Texto e Fotos

O momento contou com a participação de representantes da Sesa, além de membros do Ministério da Saúde, do Cosems, do Cesau/CE e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC)

Com o objetivo de avançar no Projeto de Fortalecimento da Governança, Organização e Integração das Redes de Atenção à Saúde, gestores e técnicos estaduais reuniram-se nessa quarta-feira (7) para discutir e validar produções elaboradas na quarta e antepenúltima fase do trabalho. O momento contou com a participação de representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), além de membros do Ministério da Saúde (MS), do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde (Cesau/CE) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

Pactuada de forma tripartite entre Governo Federal, Estados e Municípios, e aderida pelo Ceará no fim de 2021, a iniciativa busca ampliar e fortalecer o processo de regionalização da Rede de Atenção à Saúde, garantindo um acesso mais democrático e célere dos cidadãos aos serviços. A ação é estruturada em seis fases que resultam nos Planos de Saúde Regional e no monitoramento e avaliação dos encaminhamentos definidos. As equipes contam com o apoio do HAOC para a execução do projeto.

O Seminário de Validação da Fase 4 aconteceu durante todo o dia no Nível Central da Sesa, com a finalidade de concluir as atividades que vão desde a análise de pontos da Rede de Atenção à Saúde à implantação de Comitês de Governança nas cinco regiões cearenses.

“O nosso propósito é levar uma assistência de qualidade aos nossos pacientes em todo o Estado”, explica Tânia Coelho, secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional

“Estamos conhecendo os produtos que foram elaborados a partir das necessidades assistenciais e especificidades de cada território e discutindo a continuidade desse processo de planejamento. O nosso propósito é levar uma assistência de qualidade aos nossos pacientes em todo o Estado”, explica Tânia Coelho, secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional.

Para Vera Coelho, do Grupo Condutor no Ceará, também é preciso ressaltar a participação de atores sociais, de instituições governamentais e não governamentais, como aspecto inovador no projeto. “Vejo como nosso grande desafio cuidar do outro, tendo conhecimento de como ele vive, de quais são suas condições sociais e econômicas, e o contexto familiar em que ele está inserido. Isso só é possível por meio de um processo de planejamento que envolva vários agentes que participam ativamente desse processo”, destaca.

Na ocasião, foram concluídas as atividades que vão desde a análise de pontos da Rede de Atenção à Saúde à implantação de Comitês de Governança nas cinco regiões cearenses

Todos os comitês foram oficializados e possuem agenda fechada para os primeiros encontros, exceto a Região Norte, onde o grupo tomará posse em janeiro de 2023. Paralelamente, as Regiões Litoral Leste/Jaguaribe, Fortaleza e Cariri estão dando andamento à sistematização dos Planos Regionais, que corresponde à quinta fase.

Participaram da mesa de abertura do evento as representantes e técnicas do Ministério da Saúde, Michele Alcântara e Risoneide Mendes; o secretário da Saúde, Carlos Hilton Soares; a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Tânia Coelho; a representante da coordenação do Projeto de Regionalização do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Karine Veglione; a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade; a representante do Grupo Condutor do Ceará, Vera Coelho; gestores das cinco Superintendências Regionais de Saúde (SRS); membros regionais dos Grupos de Trabalho (GTs), além de técnicos e profissionais envolvidos no projeto.