Cerest/CE tem trabalho reconhecido como experiência exitosa em prêmio nacional

13 de dezembro de 2022 - 12:19 # # # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto

A titular do Cerest/CE, Mara Tavares, recebeu o prêmio durante o 10º Renastão

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest/CE) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) teve seu projeto sobre apoio matricial em saúde do trabalhador reconhecido como a melhor experiência exitosa do Brasil durante o 10° Renastão, o Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Brasília. O evento ocorreu de 6 a 8 de dezembro.

O trabalho Referência Técnica em Visat e sua importância para a Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS Ceará foi o ganhador na linha temática Apoio Matricial em Vigilância em Saúde do Trabalhador. “Essa experiência iniciou em 2019 e, naquele momento, fizemos o planejamento para incluir no Plano Estadual de Saúde indicadores estratégicos, de forma a efetivar a vigilância em saúde do trabalhador no Estado”, explica Mara Tavares, titular do Cerest/CE e autora do projeto.

Para a profissional, a premiação é uma evidência de que as iniciativas pactuadas seguem no caminho certo. “Esse reconhecimento para mim, enquanto gestora da saúde do trabalhador, acaba sendo muito importante, sobretudo em um período tão crítico como o cenário pandêmico, que afeta as condições laborais e amplia toda a dimensão do adoecimento relacionado ao trabalho”, destaca. A iniciativa contou com o apoio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat) e da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig).

Evento ocorreu em Brasília de 6 a 8 de dezembro

A premiação busca dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais e nacionais que tenham como foco principal o tema da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). Foram recebidas 227 inscrições de todas as regiões do País e, ao todo, sete experiências nacionais foram finalistas.

A metodologia

Para concorrer à premiação, Tavares apresentou, a partir de um relato de experiência realizado entre outubro de 2019 e setembro de 2022, atividades e estratégias junto aos gestores e técnicos de Vigilância e Atenção da Rede Pública de Saúde do Ceará.

No trabalho, a gestora detalha as seis etapas traçadas: inclusão das diretrizes no Plano Estadual de Saúde 2020-2023; elaboração do projeto Implantação das Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador nos Municípios do Estado do Ceará; apresentação do projeto na Câmara Técnica de Vigilância em Saúde e na Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT); a pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) com aprovação dos gestores da Saúde dos 184 municípios cearenses; a oferta de curso de aperfeiçoamento sobre Referência Técnica em Vigilância à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e encontros mensais de apoio matricial nas 22 regiões de saúde.