“Saúde em Nossas Mãos”: HRC é destaque em evento do Ministério da Saúde

13 de dezembro de 2022 - 12:29 # # # #

Valéria Alves - Ascom HRC - Texto e fotos

Unidade reduziu índices de infecção na metade do tempo indicado pelo projeto

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), participou da Semana de Aprendizagem Presencial (SAP), realizada pelo Ministério da Saúde em Recife (PE), nos dias 6 e 7 de dezembro. Estiveram na ocasião representantes de mais de cem equipamentos do País que integram o projeto Saúde em Nossas Mãos, da pasta federal.

A iniciativa objetiva reduzir em 30%, em 24 meses, os índices de infecções relacionadas à assistência nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais participantes.

O HRC integra o projeto há um ano. Neste período, o hospital já reduziu em mais de 60% de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) dentro das unidades-piloto da iniciativa, entre elas, a UTI II. O equipamento estadual alcançou o dobro da meta na metade do tempo.

O resultado foi destaque na SAP. Na semana, foi apresentado o storyboard da estratégia no HRC e as formas encontradas pelo hospital para obter a conquista.

Representaram o HRC no evento a coordenadora da Fisioterapia e organizadora do projeto, Suianne Soares; a enfermeira Nice Gonçalves e o enfermeiro assistencial Ysmario Andrade.

“Fomos muito aplaudidos, visto que os nossos resultados conseguiram ultrapassar a meta para os 24 meses num universo em que muitos hospitais não conseguiram chegar nem próximo disso. Agora o nosso objetivo é sempre manter essa melhoria sustentada e buscar os mesmos indicadores para outras infecções”, disse Suiane Soares.

De acordo com ela, diversas metodologias foram assimiladas e devem ser aplicadas em breve. “Vamos praticar na nossa unidade para alcançar sempre resultados cada vez melhores”.