Porto Iracema das Artes realiza aula aberta com Rosana Paulino e Dalton Paula

14 de dezembro de 2022 - 14:06 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e arte gráfica

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre sábado, 17 de dezembro, no Centro Cultural do Cariri

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a aula aberta “Marcas na pedra, no corpo e na alma: uma aproximação simbólica entre Geologia e cultura através da prática da gravura”, com Rosana Paulino e Dalton Paula. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no sábado, 17 de dezembro, às 16h, no Centro Cultural do Cariri.

A aula aberta propõe pensarmos como as marcas presentes nos fósseis podem, simbolicamente, se relacionar com as linhas gravadas, essas produto das mãos humanas. O Território e fazer artístico se encontram nos diferentes processos criativos presentes em uma região cultural e geologicamente rica, através, sobretudo, da presença dos fósseis e do histórico da gravura e literatura de cordel na região.

A coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, reforça a importância de evento. “É uma honra contar com a contribuição de Rosana Paulino e Dalton Paula em mais uma edição do Lab Artes Visuais. Dois dos mais importantes artistas visuais contemporâneos de nosso país, que através de suas práticas e de seus pensamentos, impulsionam o giro decolonial em curso”, finaliza.

Partindo de um olhar que enxerga os fósseis como “gravuras naturais”, a aula aberta busca aproximar a produção das imagens que utilizam a técnica da gravura pensando em como esses entrecruzamentos podem ser significativos para a formação artística e produção de jovens artistas. Pretende-se ainda pensar em como a tecnologia contemporânea tem sido uma forte aliada no campo da exploração gráfica que, muitas vezes, une o tradicional e o ultra tecnológico em uma mesma imagem.

Rosana Paulino

Tem como foco de suas produções a discussão de questões sociais, étnicas e de gênero, destacando-se a investigação sobre o local simbólico social ocupado pelas mulheres negras no Brasil. É Doutora em Artes Visuais e bacharel em Artes pela ECA-USP. Possui obras em importantes museus tais como MAM – SP; UNM – University of New Mexico Art Museum, USA e MALBA, Buenos Aires. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior e sua obra tem sido objeto de vários estudos acadêmicos, livros e revistas.

Dalton Paula

Nasceu no Distrito Federal, em 1982, e atualmente mora e trabalha em Goiás. É bacharel em Artes Visuais e discute o corpo silenciado no meio urbano. É o idealizador do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, criado em 2022. Atualmente está com a exposição individual “Retratos Brasileiros” em cartaz no MASP, em São Paulo. Em 2021 participou da exposição “Enciclopédia Negra”, na Pinacoteca de São Paulo, em 2020 fez sua primeira exposição individual “Dalton Paula: um sequestrador de Almas”, em Nova York, na Alexander and Bonin Gallery. No ano de 2019 foi um dos cinco premiados da 7ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas; e também expôs no “36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Em 2018 foi selecionado para a Trienal “Songs for Sabotage” do New Museum em Nova York/EUA. Também integrou a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul – “O Triângulo Atlântico”, em Porto Alegre/RS; e teve trabalhos na exposição “Histórias Afro-Atlânticas” (MASP e Instituto Tomie Ohtake). Em 2017 participou da exposição “The Atlantic Triangle” (Instituto Goethe em Lagos/Nigéria) e no ano de 2016 foi um dos artistas convidados para a 32a Bienal de São Paulo.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Marcas na pedra, no corpo e na alma: uma aproximação simbólica entre Geologia e cultura através da prática da gravura”, com Rosana Paulino e Dalton Paula
Quando: 17 de dezembro, sábado, às 16h
Onde: Centro Cultural do Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE)
Gratuito e aberto ao público