Baseado em estudo inédito, Conerh aprova Vazões Oficiais de Reservatórios Monitorados no Ceará

19 de dezembro de 2022 - 16:32 # # # # #

Ascom Cogerh

A Cogerh e o Programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos apresentaram na última quinta-feira (15), na 110ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), um estudo atualizado que busca dinamizar o planejamento operacional da Companhia na gestão hídrica do Ceará, levando em consideração o cálculo das afluências em reservatórios monitorados.

O trabalho consiste na padronização de metodologia para geração de vazões e na atualização das séries de vazões afluentes (águas que chegam nos açudes) e de vazões regularizadas dos reservatórios monitorados pela Cogerh no Ceará. Com esse estudo, será possível aprimorar a avaliação da segurança hídrica para o planejamento e operação da infraestrutura dos reservatórios monitorados e para elaboração dos cenários para alocação de água de curto prazo.

Além disso, servirá de insumo na definição dos balanços hídricos para emissão de outorga e para atualização de Planos de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Ceará.

O Secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, irá criar um Grupo Técnico Cogerh-Funceme, com apoio do Cientista Chefe, para constantemente aperfeiçoar a metodologia e estabelecer uma periodicidade de atualização das séries de vazões.

O estudo é um produto do Projeto Gerenciamento de Risco, Alocação e Operação do Sistema de Recursos Hídricos (ALOCAR), gerido pelo Programa Cientista Chefe da Funcap, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Cogerh.

Resultados das vazões regularizadas por Bacia

“É um trabalho inovador pois, embora a modelagem hidrológica exista, os dados e as metodologias estavam dispersos e, agora, nós padronizamos uma metodologia a ser utilizada no estado do Ceará, formando, ainda, um grupo técnico para trabalhar de forma contínua no aperfeiçoamento do arranjo metodológico proposto. Isso contribui para futuras comparações entre as vazões regularizadas do Ceará com essa linha de base”, explicou Elano Joca, Diretor de Planejamento da Cogerh.

A estrutura metodológica proposta insere-se em um programa de melhoramento contínuo para atualizações cíclicas das estimativas de afluências, enfrentando uma dificuldade histórica de obtenção dessas informações no seminário nordestino.

Ao final da Reunião, foram aprovadas duas resoluções: Resolução 07/2022 que dispõe sobre as séries de vazões de referência afluentes aos reservatórios monitorados pela Cogerh e a Resolução 08/2022 que dispõe sobre as vazões regularizadas de referência dos reservatórios monitorados pela Cogerh.