Governo do Ceará finaliza solenidades de promoção de militares em 2022 na cidade de Sobral

23 de dezembro de 2022 - 21:30 # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Carlos Gibaja eTiago Stille Fotos

Foram mais 452 profissionais beneficiados, sendo 414 policiais e 38 bombeiros

Como forma de valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais da área da segurança pública, o Governo do Ceará promoveu, nesta sexta-feira (23), em Sobral, mais 452 praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Esta foi a última solenidade de promoção realizada pelo Estado em 2022. Durante a semana, já havia ocorrido eventos em Crato e Fortaleza. Ao todo, 4.074 militares ascenderam de patente este ano.

Em Sobral, foram 414 policiais e 38 bombeiros promovidos. De 2015 para cá, aconteceram quase 30 mil promoções, das quais 27.373 foram de PMs e 2.563 de BMs. O número expressivo de ascenções é fruto da Lei das Promoções, que criou um fluxo contínuo das carreiras dos militares. O investimento anual do Governo do Ceará para estas ações gira em torno de R$ 168,5 milhões.

Ronaldo Roque, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, salientou que o momento era fruto da capacidade dos profissionais. “Hoje é um dia especial, da gente poder celebrar. E quando a gente fala em celebrar é agradecer a Deus por essa conquista, por esse trabalho desempenhado. Ser promovido é motivo de alegria, mas também de responsabilidade. Os senhores e as senhoras estão subindo na nossa escala hierarquia, consequentemente há maiores responsabilidades. Mas se estão aqui é porque foram dignos e representaram muito bem nossas corporações”, enalteceu o comandante.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, aquele momento mostra o reconhecimento e a valorização que os escalões do Governo dão aos militares. “O ativo mais importante que essas corporações têm é o homem e a mulher que delas fazem parte, porque são quem realmente movimentam toda essa engrenagem. Isso mostra que o reconhecimento e a valorização têm que ser algo permanente, vibrante, que massageia o ego do policial militar, do bombeiro, para que ele possa, com essa atmosfera de motivação, fazer ainda mais”, ressaltou coronel Márcio.

Reconhecimento

Sonho antigo dos militares, a Lei das Promoções chegou para dar certeza da ascenção profissional de cada um que ingressa nas corporações. Policial militar há 24 anos, Valmar Sampaio está em sua terceira promoção e chegou a subtenente. Ele conta como faz diferença para os militares a existência da legislação atual. “Mudou muito depois da Lei das Promoções. Hoje, todo policial que entra sabe que com sete anos ele já vai ser promovido a cabo. Quando eu entrei na Polícia Militar, o soldado entrava e só iria promovido com 20 anos de polícia a cabo. Então, mudou muito e está bem melhor”, afirmou o policial.

Em sua primeira promoção, Ítalo Caetano se tornou cabo do Corpo de Bombeiros. Com sete anos de serviço público, ele comemorou sua ascenção. “Muito feliz com esse momento. Espero continuar sendo promovido pelos meus serviços”, disse o bombeiro.