Ceará Transparente disponibiliza novas consultas e garante mais transparência para o Estado

30 de dezembro de 2022 - 14:24 # # #

Ascom CGE

Em 2022, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) trabalhou de forma intensa na qualidade das informações disponibilizadas na plataforma de transparência pública do Governo do Estado, o Ceará Transparente.

A plataforma passou a disponibilizar informações ligadas à dívida pública do Estado, que consiste em empréstimos e outras obrigações assumidas pelo poder público que serão pagas em vários anos.

Outra atualização, foi a integração com o Sistema Integrado de Planejamento e Administração do Estado, o Siafi, que substituiu o Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR).

E mais

Ainda no que diz respeito a transparência das ações do Estado, a CGE, por meio de sua Coordenadoria de Ética e Transparência, trabalhou na aplicação de avaliações de transparência ativa dos consócios firmados com o Estado.

Outra ação foi a elaboração da norma de Unificação e Modernização do Sistema de Ética, Prevenção e Combate ao Assédio Moral e ainda a elaboração de minuta da Instrução Normativa voltada para atividades a serem desenvolvidas pelas Comissões Setoriais de Ética, Prevenção e Combate ao Assédio Moral do Estado.

Quando o assunto foi qualificar os profissionais que atuam nos Sistemas de Transparência e Ética, a CGE promoveu 12 capacitações com os Comitês Setoriais de Acesso à Informação, 12 palestras voltadas para o projeto Educação Social – Caminhos da Cidadanias, seis reuniões do Comitê Gestor de Acesso à Informação, três capacitações voltadas para o curso básico de acesso à informação.