Ouvidoria do CBMCE atendeu mais de mil manifestações em 2022

2 de janeiro de 2023 - 15:28 # #

Ascom CBMCE - Texto e arte gráfica

Em 2022, a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu 1.002 manifestações. O resultado representa um crescimento de 76% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram registradas 569 manifestações. Com isso, a Ouvidoria do CBMCE é elevada a um novo patamar: passando do Tipo 3 para o Tipo 4. Ou seja, ouvidorias que recebem mais de mil manifestações anuais, conforme critério estabelecido na Lei Federal No. 13.460/2017.

Desse total, 591 foram realizadas através da internet (58,98%); 214 oriundas da Central 155 (21,36%); 98 (9,78%) por meio do Whatsapp oficial da Ouvidoria (85-3223.7742); e 83 (8,78%) por meio do e-mail ouvidoriacbmce@gmail.com. Em novembro de 2022, o número de manifestações de Ouvidoria foi impactado positivamente através da integração do Serviço Fale Conosco do Comando de Engenharia e Prevenção (CEPI), que registrou 263 manifestações (26,3%).

Já em relação ao assunto das manifestações destinadas ao Corpo de Bombeiros, a corporação informa que 74% são relacionadas à área de Engenharia e Prevenção de Incêndios. O tema está subdividido em Vistoria Técnica em Edificação (38,22%), Certificado de Conformidade (30,94%) e Análise de Projeto de Segurança de Incêndio e Pânico (4,89%).

Por fim, o índice de resolubilidade atingido pelo serviço foi de 100%, com as 1.002 manifestações respondidas dentro dos prazos legais e tempo médio de resposta de apenas um dia. “Esses resultados foram frutos de várias determinantes: apoio da gestão, agilidade, responsabilidade e dedicação de todos os integrantes da setorial em responder às solicitações da Ouvidoria e, que demonstraram durante todo o ano de 2022”, ressalta o Ouvidor do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Edir Paixão.

Ainda em janeiro, a equipe da Ouvidoria Setorial do CBMCE produzirá o Relatório de Gestão Anual de Ouvidoria. O objetivo é detalhar e debater todos os resultados obtidos, para que a Gestão Superior do órgão possa conhecer melhor as demandas da sociedade e estabelecer prioridades para os próximos anos, bem como a sociedade conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão, zelando pela transparência.