Viramundo: Trio realiza shows gratuitos no TJA, dentro da programação da Temporada de Arte Cearense (TAC)

2 de janeiro de 2023 - 14:46 # # # #

Ascom TJA - Texto

Formado por Vic Andrade, Bruno Esteves e o mestre de percussão Marcello Santos, o trio irá apresentar seu novo show intitulado “Vai ter Carnaval”

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), inicia no próximo dia 13 de janeiro, às 17h, na Calçada, a série de apresentações do show “Vai ter Carnaval”, com o trio Viramundo. A programação, gratuita e aberta ao público, segue ainda nos dias 20 e 27 de janeiro; e 10 de fevereiro, sendo parte integrante da TAC – Temporada de Arte Cearense.

Viramundo é uma banda de Fortaleza composta por Vic Andrade, Bruno Esteves e o mestre de percussão Marcello Santos. A sonoridade da banda encruza a tradição e a experimentação e é tecida a partir das texturas de madeira, couro e metal. As memórias sonoras afro-diaspóricas se apresentam em primeiro plano, isso acontece graças ao peso das duas estações percussivas acompanhadas pelo violão e seus pedais de loop e oitavador. As vozes, além de cantar as composições da banda, passeiam pelo cancioneiro tradicional com ênfase nos afoxés do Ceará.

Em 2019, foram 3º lugar no Festival de Música da Juventude de Fortaleza, com shows no Teatro São José e na Praia de Iracema; lançaram EP “Fortalezas” e a canção “Iara” compôs playlist editorial do Spotify “Canto aos Orixas”. Integraram os Laboratórios de Criação do Porto em 2020/2021 e deram continuidade a pesquisa lançando show intitulado “Baobá” com Kiko Dinucci(SP) no Porto Dragão e EP MOPI ao vivo no streaming.

Além disso, se apresentaram nos seguintes locais: Feira da Música, Festival MI, Dentro do Som, Zona de Criação, Casa de Teatro Dona Zefinha (Itapipoca), Centro Cultural Belchior, Acordes do Amanhã, C.E.U Reis Tupinambá.

▪️ A Temporada de Arte Cearense (TAC) é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

TAC – Temporada de Arte Cearense apresenta: Viramundo “Vai ter Carnaval”
Quando: dias 13, 20 e 27 de janeiro / 10 de fevereiro, sempre às 17h
Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Classificação: Livre
Gratuito