Vila da Música abre inscrições para minicursos sobre leitura de cordel e dança do coco

3 de janeiro de 2023 - 15:16 # # # #

Ascom Vila da Música - Texto

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para dois minicursos, que são: ‘Os cocos: danças, ritmos e tradições’ com Alexsandra Salvador e Mestra Marinez e ‘Mediação de leitura através do Cordel’ com a mestra Josenir Lacerda, eles serão ofertados ao longo do mês de janeiro. As atividades são gratuitas e abertas ao público, sem restrição de idade.

As atividades buscam disseminar as manifestações culturais do coco e da literatura de cordel, afirma Maria Carvalho, coordenadora das atividades de formação da Vila da Música. Estas duas formações dão início ao ciclo de atividades do ano de 2023.

Sobre o minicurso ‘Os cocos: danças, ritmos e tradições’

O minicurso tem como proposta mostrar a expressão cultural para pessoas que tenham interesse em aprender sobre o coco e suas maneiras de dançar. Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio sobre a dança tradicional do coco, ou já ter vivenciado outros tipos de danças clássicas ou de tradição. Ela é aberta para todas as idades, sendo ofertadas 20 vagas.

Sobre o minicurso ‘Mediação de leitura através do cordel’

A atividade tem como objetivo mostrar os elementos básicos e o papel social do cordel e sua leitura. Na perspectiva de valorização da literatura popular e reconhecimento da pluralidade cultural de nosso Cariri. Ele tem como público-alvo estudantes, professores, educadores sociais, artistas, contadores de histórias, agentes de leitura, entre outros agentes educativos, culturais e sociais, pesquisadores, e demais sujeitos interessados pelo tema.

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

Localizada no Crato, a Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Serviço

Minicurso ‘Os cocos: danças, ritmos e tradições’
Data: 11 a 27 de Janeiro
Horário: das 14h às 18h
Local: Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados- Scan. Rua Padre Ibiapina, n° 194. Crato/Ce.
Formulário para inscrições: https://forms.gle/XzD6gZxjFJprCCtBA

Minicurso ‘A mediação de leitura através do cordel’
Data: 16 a 26 de janeiro
Horário: das 16h às 20h
Local: Casa Azul- Rua José Carvalho, 162. Crato/Ce
Formulário para inscrições: https://forms.gle/mCCT1dApmEedwQ3A6