Centro de Memória da Fazenda se consolida como espaço de preservação da História

9 de janeiro de 2023 - 15:43 # # #

Daniel Herculano e Agda Sophia - Texto
Thiago Medeiros - Arte Gráfica
Tiago Stille e Layla Galvão - Fotos

Com um ano de funcionamento completado em 2022, o Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz Ceará), se consolidou como um espaço cultural e de educação fiscal. Reconhecido de forma institucional, o CM fez parte da programação da 16ª Primavera dos Museus, evento nacional realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e finalizou o ano com a reinauguração da fachada do prédio histórico – que recuperou as cores originais, e a aposição do quadro de Fernanda Pacobahyba na galeria de fotopinturas dos ex-secretários.

Para a coordenadora do núcleo educativo do CM, Thayane Oliveira, a consolidação enquanto um espaço cultural se faz perceptível por meio das atividades. “Promovemos cursos, novas exposições, participamos da 16ª Primavera dos Museus. Estamos colocando o Centro de Memória no circuito de espaços culturais e educativos da cidade, criando atrativos para que os visitantes venham nos conhecer. Com isso estamos mostrando aos cidadãos que a Secretaria da Fazenda tem um equipamento pronto para recebê-los”.

As cores da nossa história

Após completar 95 anos de existência, o Palácio da Fazenda, que abriga o Centro de Memória, teve sua fachada reinaugurada, recuperando as cores originais do prédio histórico.

Projetado pelo arquiteto José Gonçalves da Justa, o Palácio da Fazenda foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982, e é o primeiro prédio de concreto armado do Estado. Pensando no registro e documentação do processo de restauro das cores originais do prédio, o CM disponibiliza uma exposição virtual “As cores da nossa história: o restauro no Palácio da Fazenda”.

A gestora do CM, Clarissa Barroso, explica que a mostra foi pensada com o objetivo de difundir a educação patrimonial. “A exposição ressalta a importância que o restauro do Palácio representa para a Sefaz e para a sociedade. Lá, observamos os detalhes do processo, assim como um testemunho que marca a história através das cores que já passaram pelas paredes do prédio.”

Cursos, exposições e outros eventos

Durante todo o ano, o CM aplicou cursos de mediação em espaços culturais, fotografia, educação patrimonial, entre outros, aos seus servidores e colaboradores.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se o projeto Para Gostar de Educação Fiscal com o evento Férias no CM, disponibilizado para filhos, sobrinhos e afilhados dos servidores e colaboradores da Sefaz Ceará. Além disso, também promoveu debates, edições do Engaja Cidadão (Cultura e Cidadania Fiscal) e exposições virtuais (Pelas Lentes da Cidadania; e As Cores da Nossa História).

Em dezembro, a galeria dos ex-secretários recebeu a fotopintura de Fernanda Pacobahyba, primeira mulher a ocupar o comando da Secretaria da Fazenda (2019-2022) em 183 anos de história da instituição.

Visitação

Ao longo do ano de 2022, dentre as atividades promovidas, o local comportou a presença dos mais diversos públicos, das mais diferentes faixas etárias, e de várias cidades de origem. Em sua maioria estudantes, do ensino básico até o público universitário, pesquisadores, visitantes internos e externos à Secretaria, além de pessoas de outros órgãos públicos em visitas institucionais. Também visitaram o CM personalidades da política e cultura cearense, como o senador Cid Gomes, o poeta e escritor Oswald Barroso, e o jornalista Arnaldo Santos.

Serviço

O acesso ao Centro de Memória é gratuito, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, sendo que o último acesso permitido diário é às 16 horas, pois a visita guiada demora cerca de 45 minutos. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone (85)3108.0615 ou por meio do site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao.

Onde: Avenida Alberto Nepomuceno, n°2 – Centro- Fortaleza