Programa contribui para redução de uso indiscriminado de antimicrobianos na Rede Sesa

20 de janeiro de 2023 - 10:49 # # # #

Bruno Brandão e Teresa Fernandes - Ascom HGWA, HRN e HRSC - Texto e fotos

A farmacêutica clínica do HGWA, Iuany Procópio, acompanha, junto com a equipe, o desenvolvimento do paciente que integra o programa

Implantado desde 2019 pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Programa de Gerenciamento de Terapia Antimicrobiana (PGTA) tem ajudado a reduzir o uso indiscriminado de antimicrobianos em toda a rede – e, consequentemente, a salvar vidas. A metodologia é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade situada em Fortaleza, no bairro Messejana, e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), 1.644 pacientes foram acompanhados pelo Programa somente em 2022.

O Núcleo de Farmácia do equipamento monitora os bons resultados. Para a gerente do setor, Juliana Costa, o PGTA mira na qualidade dos serviços prestados em prol da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Trabalhamos a redução de resistência antimicrobiana. O nosso maior benefício é a otimização do nosso medicamento por meio de uma terapia mais assertiva, tanto em relação à indicação quanto ao tempo de tratamento“, afirma Costa.

Desta forma, pacientes são submetidos a menores quantidades de substâncias e o tempo de internação é abreviado. “Estimulamos a transição do medicamento da via intravenosa para a via oral, na qual se pode continuar o tratamento com segurança e em casa. Como benefício secundário, o hospital otimiza recursos como leitos, aumentando a eficiência do serviço“, avalia a farmacêutica.

Acompanhamento

A farmacêutica clínica Iuany Procópio explica que as visitas a pacientes do HGWA acompanhados pelo PGTA ocorrem semanalmente. Segundo a profissional, as estratégias são reavaliadas com frequência a fim de verificar a necessidade de alguma outra intervenção.

“Visitamos os pacientes nas enfermarias, no Eixo Adulto. Participam desse momento o médico residente do leito, o infectologista e o farmacêutico clínico. Na ocasião, a equipe faz ajustes do tratamento, se necessário”, diz Procópio.

PGTA no Interior

No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, o PGTA foi implantado em abril de 2022. O projeto-piloto começou em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), devido à complexidade de pacientes.

Farmacêuticos líderes e estagiários responsáveis pelo Programa de Gerenciamento da Terapia Antimicrobiana do Hospital Regional Norte

Em setembro do mesmo ano, o Programa foi ampliado para a Clínica Médica, com 13 leitos de enfermaria. “O farmacêutico atua junto à equipe multiprofissional propondo estratégias de otimização terapêutica e garantindo a segurança no tratamento antimicrobiano”, ressalta Alan Rodrigues, líder operacional do PGTA na unidade – também gerida pelo ISGH.

O Programa é incorporado às atividades clínicas do profissional da Farmácia. A análise e a divulgação dos dados são realizados mensalmente junto à Direção local, ao farmacêutico-líder e a representantes do Serviço de Comissão de Infecção Hospitalar (SCIH).

No HRN, o PGTA já acompanhou cerca de 180 pacientes. Das 447 estratégias propostas, 446 foram aceitas pela comissão. A previsão é de que, em 2023, o Programa seja expandido para outras UTIs e Clínicas.

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, o PGTA foi iniciado em abril do ano passado. Desde então, a equipe vem observando melhorias na terapia para pacientes com disfunção renal, reduzindo o tempo de tratamento.

“Durante as visitas, a equipe assistencial recebe orientações sobre indicação, dose e via de administração”, pontua a gerente de Farmácia do HRSC, Daiane Santos. O Programa é aplicado semanalmente em 20 leitos de UTI Adulto.

Dia do Farmacêutico

Nesta sexta-feira (20), celebra-se o Dia do Farmacêutico. O profissional atua em toda a cadeia medicamentosa, promovendo a segurança do paciente por meio das atividades de produção, controle, armazenamento e dispensação de insumos farmacêuticos, além do acompanhamento farmacoterapêutico.