Governo do Ceará vai apresentar projeto à Anatel para ampliar conectividade em escolas e unidades de saúde

6 de fevereiro de 2023 - 14:19 # # # # # # #

Fhilipe Augusto - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Melhorar a oferta de internet nas escolas da rede pública estadual e garantir uma boa velocidade para fomentar o serviço de telessaúde será alvo de projeto do Governo do Ceará para firmar parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nesta segunda-feira (6), a equipe do Estado se reuniu com o conselheiro Vicente Aquino, da Anatel, no Palácio da Abolição – sede do Executivo cearense, para tratar do tema. Ainda esta semana, técnicos da Secretaria da Educação (Seduc) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) se reunirão, em Brasília, para debater mais sobre a iniciativa.

O assessor de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, também participou do encontro e explicou a intenção do Governo ao buscar essa parceria. “Nossa equipe irá a Brasília já levar um projeto para nossas escolas. E nós temos aqui no Ceará uma grande vantagem, que é o Cinturão Digital. Você reduz muito o custo para que nossas escolas possam aumentar a velocidade da comunicação. Então, levaremos uma proposta para ampliar nas escolas e também para fazer a telemedicina nos nossos postos de saúde e nos nossos hospitais”, disse Nelson.

De acordo com levantamento da Anatel, todas as escolas da rede pública do Governo do Ceará contam com internet. “Nós precisamos conectar as escolas do ensino básico do Brasil. Temos na Anatel um recurso que veio do leilão 5G da ordem de R$ 3,1 bilhões e é destinado a conectar escolas do ensino básico. O Ceará vai bem em relação à quantidade de escolas do Estado conectadas. O que precisa é melhorar a velocidade da conectividade da internet nessas escolas. Nos municípios, há um diferencial. Muitas escolas ainda precisam se conectar e outras avançar na velocidade também”, comentou Vicente Aquino ao analisar a situação, destacando que o Ceará sai na frente por ter 100% de suas escolas com internet disponível.

Além da área educacional, o Ceará quer avançar também na Saúde, ampliando a oferta de telemedicina para levar atendimento especializado o mais longe possível, onde, muitas vezes, não há atendimento médico para determinadas especiaidades. O conselheiro da Anatel enalteceu o planejamento do Governo ao pensar dessa forma e reforçou a importância de conectar todas as regiões.

“Acho que o caminho é esse, avançar no telessaúde. Esse compromisso é para levar cobertura nas regiões onde não tem. Levar internet onde não tem, cobrir de rede, levar rede de comunicação. Então esse recurso vai conectar o Brasil e principalmente é preciso que se priorizemos aquelas regiões remotas, aquelas onde não há conectividade para que a gente possa onde não tem conectividade em região remota poder levar o telessaúde”, comentou Vicente Aquino.

Participaram também da reunião as secretárias da Educação, Eliana Estrela, da Saúde, Tânia Mara, e do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, além de técnicos da Etice.