Sefaz disponibiliza o serviço DAE Automático para facilitar rotina da empresas

8 de fevereiro de 2023 - 13:55 # #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) coloca à disposição dos contribuintes o “Documento de Arrecadação (DAE) Automático”, mais um serviço que vai simplificar a rotina das empresas. A novidade já pode ser acessada pelo sistema Ambiente Seguro, no site da Sefaz, para consulta.

Confira aqui o passo a passo de como acessar o DAE Automático.

A coordenadora de Conformidade Tributária da Fazenda, Najla Cavalcante, explica que, na rotina convencional, o contribuinte precisava preencher vários dados para emitir o DAE referente ao pagamento dos débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), possibilitando a ocorrência de erros. “O processo de pagamento de imposto tem que ser uma tarefa simples.”

O coordenador de Arrecadação da Sefaz, José Carlos Cavalcante, informa que, por enquanto, os DAEs referentes ao Sistema de Trânsito de Mercadorias (Sitram) não estão automatizados. “Será nossa próxima etapa. Vamos seguir para a facilitação da emissão de todos os documentos de arrecadação estadual.”

Para a secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado, a emissão do DAE Automático se alinha à diretriz do “Sefaz Parceira”, que visa simplificar, desburocratizar e agilizar todos os procedimentos dos contribuintes para com a Secretaria, inclusive o para pagamento do imposto. “A emissão automática vem facilitar demais a vida dos contribuintes”.