Mais de 200 profissionais são certificados e recebem instrumental de trabalho

14 de fevereiro de 2023 - 17:23 # # # # #

Ascom SPS - Texto

A alegria de investir em um negócio próprio ou de trabalhar de novo, após anos fora do mercado de trabalho, tornou-se realidade para Mariane Lobo, 50, e Ildene Oliveira, 38. As duas mulheres estão entre os 240 novos profissionais certificados, nessa segunda-feira (13), no Complexo Social Mais Infância do João XXIII. O diploma de conclusão de curso veio acompanhado com o kit de instrumental de trabalho. As alunas de massoterapia, por exemplo, receberam a cadeira para massagem e uma bolsa com os materiais necessários aos primeiros atendimentos.

Os Complexos Mais Infância são vinculados à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e realizam atividades lúdicas, esportivas, culturais e de lazer, com cursos de artes, dança e música para as comunidades do entorno, além de qualificação profissional. São quatro unidades no Estado e já foram capacitadas 1.090 pessoas nos cursos profissionalizantes.

Ildene Oliveira concluiu o curso de Massoterapia e conta que a capacitação foi o impulso que faltava para que ela investisse em um negócio próprio. “Tenho três filhos e como cuido sozinha deles fica complicado trabalhar fora de casa. Agora que concluí meu curso e ganhei a cadeira e o kit de trabalho, vou finalmente investir no meu próprio negócio e atender a minha futura clientela em casa”, conta empolgada Ildene, que também aproveita as atividades ofertadas no Complexo para trazer os filhos. “Esse espaço tem sido muito bom pra eles, que podem praticar aulas de violão e diversos esportes sem que eu tenha que pagar por isso, porque com a renda que tenho atualmente não seria possível que eles tivessem acesso a todas essas atividades”, desabafa a mãe.

Assim como Ildene, Mariane Lobo (50) também cuida da filha sozinha e a necessidade de ter uma renda própria fez com que ela procurasse os cursos de capacitação do Complexo do João XXIII. Ela conta que já faz unhas em casa e que finalizou o curso de Cabeleireiro para melhorar sua renda. “Minha filha já fazia aulas de balé no Complexo quando eu percebi que também poderia aproveitar esse espaço e me capacitar para ampliar minha oferta de serviços e minha renda”, explica Mariane, que mostra o certificado com orgulho e não esconde o sorriso de alegria pela sua mais nova conquista.

O coordenador do Complexo do João XXIII, Wellington Cavalcante, destaca que é uma alegria capacitar 240 novos profissionais para o mercado de trabalho. “Quando vejo as famílias sendo integradas nos serviços que ofertamos aqui no Complexo tenho a certeza de que estamos cumprindo a nossa missão e fortalecendo os vínculos entre as crianças e adolescentes, e seus pais. É uma felicidade ver aqui mães, pais e avós dos nossos beneficiários se capacitando para melhorar sua qualidade de vida e participando da rotina dos seus filhos ativamente. Aqui no Complexo do João XXIII nós estamos alcançando a nossa meta, que é integrar as famílias nas atividades e fortalecer os vínculos da comunidade no entorno”, reitera  Wellington.

Nas capacitações, foram ofertados diversos cursos como Marketing e Vendas; Auxiliar de Massoterapia, Bombeiro Hidráulico, Conserto e Manutenção de Celulares, Auxiliar de Eletricista, Designer de Unhas e Alongamento, Repositor de Mercadorias, Depilação, Alongamento de Cilios, Cabelereiro Unissex, Cabelereiro com Especialidade para Colorimetria Química, Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas e Alongamento de Cilios.