Primeiras-damas do Ceará e da Alece somam ideias para o fortalecimento de ações em prol dos cearenses

16 de fevereiro de 2023 - 17:26 # # # #

Ascom Primeira-dama - Texto

Um dia após a aprovação do Projeto de Lei que cria o Programa Ceará Sem Fome, a primeira-dama Lia de Freitas reuniu-se com a primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Cristiane Leitão, nesta quinta-feira (16). Durante o encontro, foram discutidas parcerias para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional dos cearenses, bem como também foram debatidos temas como a criação ações conjuntas voltadas à expansão dos atendimentos especializados para crianças e adolescentes que estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e têm Síndrome de Down.

“Estivemos com a primeira-dama, Lia de Freitas, justamente para organizarmos dois grandes projetos: o Ciadi, que é o nosso Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil, que atende crianças com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down. Então, estamos contando com essa sensibilidade da primeira-dama para elevar essa bandeira para todos os cearenses. O outro momento foi um diálogo acerca da construção de ações de combate à fome. Então, estamos construindo iniciativas junto com o Poder Executivo. Nós, da Assembleia, trabalharemos na construção de um pacto, com capacitações que levem à empregabilidade, à renda e ao combate à fome”, revelou Cristiane.

Pelo Ciadi, as primeiras-damas estiveram à mesa com o orientador de Célula, Bráulio Costa. Ao todo, 67 pessoas são atendidas pelo Centro, sendo 59 crianças e oito adolescentes. Na conversa acerca do combate à fome, a reunião foi com a secretária-executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza de Marilac. O órgão de pesquisa tem como atribuição oferecer os embasamentos técnicos-científicos necessários na construção de políticas públicas. De 2007 a 2023, o Conselho desenvolveu cinco pactos sociais: o Pacto das Águas, o Pacto pela Vida, o Pacto pela Convivência com o Semiárido Cearense, o Pacto pelo Pecém e o Pacto pelo Saneamento Básico.

“A Assembleia Legislativa tem tido uma experiência em várias ações de qualificação de mulheres, na parte de renda, como também trabalho com o desenvolvimento infantil. Então, somaremos ideias para que possamos implementar ações a médio e longo prazo e permanentes para a população do nosso Estado”, pontuou Lia de Freitas.