Secult Ceará lança programação do Carnaval

16 de fevereiro de 2023 - 14:13 # # # #

Ascom Secult - Texto

Para abrir as atividades do Carnaval 2023, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, realizou o lançamento da programação do Ciclo Carnavalesco nesta quarta-feira (15), no Cineteatro São Luiz. O evento, chamado de “Batuques para Descartes”, prestou homenagem ao multiartista Descartes Gadelha e contou com a presença do Maracatu Vozes da África, do Maracatu Solar e Pingo de Fortaleza e do Maracatu Nação Baobab com o Mestre Praxedes. Na ocasião, Maria Verônica Gadelha, esposa de Descartes, recebeu um certificado e um Estandarte, remetendo uma de sua obras literárias sobre o Maracatu cearense e consolidando o multiartista como o homenageado do Ciclo Carnavalesco 2023.

“A gente precisa sempre lembrar que o Carnaval mobiliza e envolve uma cadeia muito importante de trabalhadores e trabalhadoras, além dos brincantes. Nós temos toda a equipe técnica, a equipe de produção, a curadoria, o mercado indireto que se movimenta, como da logística e de bares e restaurantes. É muito importante a gente afirmar que além da força cultural, simbólica e humana, a política cultural traz também uma importância econômica muito grande”, ressalta a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela.

Com eventos em todo o estado, essa programação de Carnaval é fruto do XVI Edital Ceará Ciclo Carnavalesco – 2023, que selecionou 77 projetos no Ceará nas categorias de Bailes e Matinês; Difusão de repertório carnavalesco; Maracatus; Escola de Samba; Blocos; Cordões; Afoxés; e Cultura Camponesas, sendo uma ação contínua de fomento à valorização de grupos e manifestações próprias do ciclo carnavalesco.

Em sua décima sexta edição, o Edital selecionou grupos e coletivos da cultura popular, contribuindo de maneira efetiva para a transmissão de saberes e fazeres entre gerações, estabelecendo sociabilidades entre mestres e mestras e aprendizes e na formação de novos brincantes, além de ampliar e democratizar o acesso a bens e serviços culturais para a população em geral. Nesta edição, o Governo do Ceará, por meio da Secult, investiu mais de R$1,5 milhão em projetos da sociedade civil.

Sobre Descartes Gadelha

O multiartista Descartes Gadelha pinta, esculpe, canta e escreve. Compositor de várias loas, busca, por meio de sua arte, impor o ritmo das urgências necessárias de solidariedade humana, sempre acreditando numa roda cirandeira onde ninguém deveria soltar a mão de ninguém. Descartes Gadelha é uma das pessoas que está à frente do Maracatu Solar. Também é considerado um griô, representando, assim, um guardião da memória coletiva de um povo ou comunidade. Em janeiro de 2018, Descartes e Pingo de Fortaleza lançaram na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR) o CD “Loas e Canções”, com 16 faixas.

Confira os grupos selecionados do XVI Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2023