Representantes da Siderúrgica do Pecém visitam a Sefaz-CE

28 de fevereiro de 2023 - 17:14 # # #

Sara Rebeca Aguiar - Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu, nessa segunda-feira (27), os gerentes gerais da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente (Desenvolvimento) e Thiago Carneiro (Controladoria). No encontro institucional, foram apresentados os números da CSP, demonstrando a relevância econômica e social de todo o Complexo do Pecém para a economia cearense. O encontro de boas-vindas à nova gestão executiva da Fazenda do Estado representou alinhamento de interesses e de prioridades entre o governo e a Companhia..

Voltada à geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, a de óleo e gás, a automotiva e a de construção civil, a empresa está, hoje, entre as 10 siderúrgicas mais atualizadas do mundo, tecnologicamente, de acordo com os números apresentados por Ricardo. O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, considera o empreendimento não apenas fornecedor significativo de diversos insumos para a indústria nacional e internacional, mas impulsionador do desenvolvimento local.”É de grande importância termos nessa região todo esse Complexo, que engrandece tanto a economia local quanto a economia do Ceará, melhorando indicadores de desenvolvimento social”, justifica Gomes.

Segundo Parente, a Companhia já conta com cerca de 86,7% de cearenses na área operacional e 70% em todo o seu quadro de empregados. Esses números, reitera o gerente, traduzem-se em cerca de 90 mil pessoas impactadas diretamente, a partir do quadro de funcionários da instituição e suas famílias. O alcance da instituição chega a cinco comunidades do município de São Gonçalo do Amarante e uma comunidade de Caucaia.

Para o titular da pasta, a CSP enaltece o Estado no cenário econômico brasileiro e mundial. Parente acredita que o encontro fortalece a relação de diálogo entre Poder Público, entidades privadas e sociedade civil, com vistas à permanência dos bons resultados.

Acompanharam também a visita dos gerentes da CSP à Sefaz a coordenadora da Assessoria Jurídica, Roberta Pita; a secretária executiva da Receita, Liana Machado e o secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Márcio Cardeal.