Mostra de Artes da Porto Iracema recebe debate com secretária do MinC, lançamento de filme e realização de pitching de roteiro

2 de março de 2023 - 11:57 # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes

Nesta sexta (3), a secretária do Audiovisual do Minc debate políticas públicas e, na sequência, haverá a pré-estreia do longa “O Rio do Desejo”, de Sérgio Machado. No sábado (4), ocorre o pitching do Laboratório de Cinema – Cena 15

“O Brasil de volta às telas: políticas públicas para o audiovisual” é o tema da conversa que reúne, na sexta-feira (3), a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, e a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, a partir das 17 horas, na Porto Iracema das Artes, com mediação da professora Bete Jaguaribe, diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar. O debate insere-se na programação da 10ª Mostra de Artes do Porto Iracema (Mopi), que, na sequência, às 19 horas, ainda traz a pré-estreia do filme “O Rio do Desejo”, no Cinema do Dragão, com as presenças do diretor, Sérgio Machado, e da roteirista, Maria Camargo. No sábado (4), ocorre o pitching de roteiros da 10ª edição do Laboratório de Cinema – Cena 15, a partir das 9h, no Cinema do Dragão. Toda a programação é gratuita. Os ingressos gratuitos para exibição do filme estarão disponíveis na bilheteria do Cinema a partir das 13 horas de sexta-feira, 3 de março.

A participação da secretária Joelma Gonzaga na programação da MOPI é “importantíssima para o campo audiovisual do Ceará, nesse momento de retomada das políticas públicas para o setor, no país” – acentua a Diretora de Formação do IDM/Porto Iracema, Bete Jaguaribe, lembrando o valor simbólico desse encontro. “O setor audiovisual foi o mais sacrificado pelo processo de desmonte das políticas culturais, promovido pelo Governo Bolsonaro. Conversar com os novos gestores federais da cultura dá um alento enorme, traz muito boas expectativas”, diz a professora.

Depois do debate, a programação audiovisual da MOPI continua com a exibição do filme “O Rio do Desejo”, seguida de conversa com o cineasta Sérgio Machado e a roteirista Maria Camargo. O diretor do filme, Sérgio Machado, integrou o grupo de cineastas que concebeu o modelo do Laboratório de Cinema da Porto Iracema. “Teremos uma programação de cinema, com filme e debate, envolvendo um cineasta muito importante para o projeto do Porto Iracema. O diretor Sérgio Machado esteve conosco nos cinco primeiros anos da escola e, junto com Karim Ainouz e Marcelo Gomes, formulou o modelo do nosso Laboratório de Cinema”- lembra a professora.

Sobre a Mopi

A Mop – Mostra de Artes da Porto Iracema reúne os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano nos diversos processos formativos da escola. São apresentados os projetos elaborados nos cinco Laboratórios de Criação da escola (teatro, música, artes visuais, dança e cinema), além dos trabalhos realizados no Programa de Formação Básica nas linguagens de artes cênicas, artes visuais, multimídia e cinema. Ao final de cada ciclo formativo podemos assistir espetáculos de teatro, dança, exposições de artes visuais, exibição de curtas, shows musicais e pitchings de roteiros do Laboratório de Cinema. As atividades programadas na Mopi são evidências do aprofundamento dos conceitos norteadores do Porto Iracema das Artes, que nestes dez anos têm orientado uma infinidade de processos criativos, em forma de experiências e partilhas estéticas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: MOPI Audiovisual da Porto Iracema: programação inclui debate com Secretária do MinC, lançamento de filme e realização de pitching de roteiros
Quando: 3 e 4 de março, sexta-feira e sábado, às 17h e às 9h
Onde: na Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar -160 – Praia de Iracema) e no Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público
Para a pré-estreia do filme, os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir das 13 horas do dia 3 de março na bilheteria do Cinema do Dragão

Toda programação da MOPI, que inicia no dia 28 de fevereiro, pode ser conferida aqui

Mais informações sobre o pitching de roteiros podem ser acessadas aqui