Serviço de Hemodinâmica do HRVJ realiza mais de mil procedimentos em 10 meses de funcionamento

13 de março de 2023 - 14:14 # # # # # #

Joelton Barboza - Ascom HRVJ - Texto e foto

Desde a inauguração do serviço, em maio de 2022, foram realizados 796 cateterismos e 207 angioplastias

Inaugurada no dia 16 de maio de 2022, a Hemodinâmica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), alcançou, no dia 3 de março, a marca de 1.003 procedimentos cardíacos executados. Ao todo, foram realizados 796 cateterismos e 207 angioplastias. As intervenções são realizadas três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras –, com uma média de oito atendimentos por dia.

Para esses procedimentos, o HRVJ recebe pessoas das macrorregiões do Vale do Jaguaribe, do Litoral Leste, do Sertão Central e da Região Metropolitana de Fortaleza

Os números se traduzem na realização de um sonho, dada a necessidade que a região apresentava antes da chegada do serviço. Para esses tipos de procedimento, o HRVJ recebe pessoas das macrorregiões do Vale do Jaguaribe, do Litoral Leste, do Sertão Central e da Região Metropolitana de Fortaleza. A milésima intervenção foi um cateterismo realizado no senhor J.P., de 68 anos, da cidade de Pereiro.

A enfermeira coordenadora do setor de Hemodinâmica, Thais Guerra, destaca que isso representa um impacto significativo para a saúde do Ceará, culminando, assim, na descentralização dos serviços de referência.

Pacientes atendidos avaliaram positivamente os profissionais da unidade

O paciente A. L. agradece aos profissionais do HRVJ, desde os responsáveis pela limpeza até o médico. “Todos fizeram um trabalho maravilhoso. Gostei muito”, comenta. R. S. foi outro contemplado e se diz grata pela equipe hospitalar. “Atendimento nota dez. Uma unidade de primeiro mundo”, elogiou. Ambos também realizaram cateterismos.

Atendimento ambulatorial

Em janeiro de 2023, foi iniciado o atendimento ambulatorial especializado de Enfermagem a pacientes que passaram por uma angioplastia há mais de 30 dias. O serviço é realizado às quintas-feiras e visa avaliar a qualidade da assistência prestada e o quadro do paciente após a intervenção cirúrgica.

O momento é também uma oportunidade de retorno para o esclarecimento de dúvidas. Na ocasião, pode-se checar a possibilidade de reinternação, se há complicações ou novas queixas, além de permitir a adesão à Dupla Antiagregação Plaquetária (Dapt) – terapia preventiva contra trombose – e à medicação.