Escola Espaço de Reflexão: evento abordará as relações étnico-raciais nos dias 21 e 22

20 de março de 2023 - 11:56 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Sadraque Santos - Arte

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promove, nesta terça e quarta-feira (21 e 22), mais uma edição do “Escola Espaço de Reflexão”. A iniciativa nasceu em 2017 com o propósito de mobilizar as unidades de ensino da rede estadual em torno do debate sobre a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Nesta oportunidade, o tema escolhido foi “o letramento racial e os desafios para uma escola antirracista”.

O evento será realizado de maneira virtual, por meio do canal no Youtube da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).

A webinar de abertura terá início às 13h30 de terça e contará com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela; da procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público do Estado (Caoeduc/MPCE); e do professor Régis Alves, representante do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial.

Após a abertura, será apresentada a conferência “20 anos da Lei 10.639: por uma educação antirracista e equânime”, ministrada pela pesquisadora Zuleide Fernandes, membro do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico-raciais do Ceará, que atua na área de educação, gênero, negritude e violência. O debate também contará com a exposição da professora Lorena Francisco de Souza, coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afrodiaspóricos na Universidade Estadual de Goiás (UEG). O diálogo será mediado pelo secretário executivo da Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Seduc, Helder Nogueira.

Quarta-feira

No dia seguinte, a partir das 9h, serão realizados 13 colóquios temáticos, em salas do Google Meet, para os educadores da rede pública estadual que se inscreveram na atividade.

Na sequência, às 13h30, haverá a webinar de encerramento do Escola Espaço de Reflexão, com uma mesa de debate que tratará sobre o tema geral do evento, mediada pela secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Jucineide Fernandes. Participam da conversa a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira; e a secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Cacika Irê Juliana Alves.