Estoque para a Semana Santa: nova campanha do Hemoce incentiva a doação de sangue

22 de março de 2023 - 14:15 # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto
Instituto Pró-Hemo (IPH) - Arte Gráfica

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia, nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, nova campanha de incentivo à doação de sangue. O lançamento será realizado na sede do hemocentro, em Fortaleza, e de forma simultânea nas unidades regionais do Interior. A ação segue até 9 de abril (domingo de Páscoa) e objetiva manter abastecidos os estoques para a Semana Santa.

Com o slogan Doe recomeços, doe sangue, o projeto foi desenvolvido pelo Instituto Pró-Hemo (IPH). A iniciativa também busca valorizar o protagonismo do doador voluntário e chamar atenção para a importância da doação regular de sangue, aproveitando a temática do renascimento proposto pela data comemorativa. A campanha reunirá estratégias de marketing nas redes sociais, ações de panfletagem e blitze educativas de conscientização.

“A Semana Santa é um feriado que exige uma atenção maior, já que as pessoas que doaram no período de Carnaval estão temporariamente inaptas, devido ao intervalo necessário entre as doações. Por isso, reforçamos o convite para que a sociedade aproveite o tempo reflexivo e realize gesto de solidariedade, principalmente os voluntários com tipos sanguíneos O- e B-, cujo percentual é menor na população”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Lima detalha, ainda, o intervalo necessário entre as doações. “As mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes ao ano. Já os homens, a cada dois meses, até quatro vezes por ano”.

Caravana da solidariedade

O Hemoce incentiva a formação de grupo de doadores para ajudar a salvar vidas. A instituição disponibiliza uma van para buscar e deixar os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue, por meio da Caravana da Solidariedade. O programa fica disponível semanalmente, conforme o calendário de serviços externos.

Em Fortaleza, para participar, é necessário ter uma quantidade mínima de dez pessoas e agendar o horário do grupo com o setor de Captação de Doadores, por meio dos telefones: (85) 3101-2300 / (85) 99681-7597 (WhatsApp) ou enviar uma mensagem para o e-mail: captação@hemoce.ce.gov.br.

No interior do Estado, voluntários podem agendar horário pelos telefones das unidades regionais de Sobral, Crato, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte. Confira mais informações.

48h até a liberação do sangue

O Hemoce relembra, ainda, da importância de realizar a doação com antecedência, porque, após doado, o sangue leva até 48 horas para ser liberado. Depois de coletada, a bolsa segue para a área de processamento, onde são feitas a centrifugação e a separação do sangue total em seus componentes: concentrado de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Enquanto isso, as amostras de sangue coletadas passam por exames como tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares, eletroforese de hemoglobina, testes sorológicos para hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II.

Além de testes de biologia molecular para hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT, é realizada a fenotipagem das hemácias do doador para os principais antígenos eritrocitários (substâncias presentes nas membranas dos glóbulos vermelhos, herdados geneticamente).

Doe sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

O Hemoce recebe os doadores com hora marcada. Os voluntários podem agendar pelo site ou pelos telefones. Em Fortaleza, os contatos são (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597 – WhatsApp.