Dia Nacional do Livro Infantil: livro paradidático da SRH ajuda escolas na educação ambiental

18 de abril de 2023 - 15:03 # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto e foto

O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta terça-feira (18), faz parte do calendário oficial brasileiro desde 2002, quando o Congresso Nacional aprovou a data em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato. A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através do Projeto SRH nas Escolas, entregou para mais de 35 mil alunos do 4º ano do Ensino Fundamental o livro paradidático “Gotinha Nossa de Cada Água”, que ajuda, forma criativa, no ensino do uso consciente da água e de todos os aspectos importantes ligados a educação ambiental.

Para secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, o Projeto SRH nas Escolas objetiva o aprendizado voltado para a formação da consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. “Se pararmos para pensar, a educação ambiental é presente em todas as disciplinas escolar, com grande prática na vida real. Precisamos sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais, sempre pensando em buscar novas soluções”.

A principal orientação do Projeto é que os professores leiam o material de forma interativa com as crianças. Conforme as evidências científicas sobre o tema, a leitura interativa é uma espécie de conversa em torno do assunto abordado no livro, sendo a forma mais eficaz de desenvolver a linguagem e o pensamento. De acordo com a coordenadora do Projeto, Márcia Caldas “na história da Gotinha foi grifado vários termos importantes que vão ajudar na didática. Termos como evaporação, nascente, agrotóxicos entre outros deverão ser explicados, facilitando o entendimento da criança e ajudando a entender a importância da preservação do bem”.

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro paradidático que trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

A EEF José de Anchieta, no município de Trairí e a EEF Carlos Ferreira Barbosa, em Fortim, desenvolveram atividades especiais para o Dia Nacional do Livro Infanti utilizando a “Gotinha Nossa de Cada Água” como referência.