GEODIA 2023 avança nas discussões para criação do Geoparque Sertão Monumental

18 de abril de 2023 - 19:44 #

Ascom Sema

As 16 instituições que compõem o Grupo de Trabalho (GT) para criação do Geoparque Sertão Monumental (GSM) realizarão o evento GEODIA, em 19 e 20 de abril. O GEODIA tem o objetivo de promover ações para divulgar a importância da Geodiversidade, do Geopatrimônio e das Ciências da Terra. O evento contará com a participação da titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire. Em 2022, a SEMA assinou portaria e instituiu o GT, de forma a criar o Geoparque cuja proposta propõe uma área da poligonal localizada no Sertão Central, compreendendo os municípios de Quixadá e Quixeramobim.

A abertura do evento ocorre na quarta, às 9h, na Câmara de Vereadores de Quixadá, e prossegue com ida a Quixeramobim, com visita à Pedra da Baleia e ao Museu de Joias do Rabelo. Após o almoço, às 14h30, ocorrerá a primeira reunião do GT do GSM 2023, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá. Às 16h, haverá visita ao Geossítio Serra do Urucum – Santuário Nossa Imaculada Senhora Rainha do Sertão, em Quixadá. Na quinta, a equipe técnica fará visitas à Pedra do Cruzeiro, ao Complexo Geossítio Pedra da Galinha – açude Cedro, em Quixadá, e à tarde, aos geossítios Pedra da Baleia, Fazenda Salva vidas, Fazenda Canhotinho e Museu de Joias Artesanais Antônio Rabelo, em Quixeramobim.

Segundo Vilma, “o GT tem o objetivo de articular o Geoparque Mundial, de forma a promover o desenvolvimento sustentável, a conservação do patrimônio geológico e fomentar o geoturismo na região, bem como obter concessão da chancela mundial pela UNESCO”. O GSM possui exuberantes geossítios com paisagens graníticas de relevância internacional, que serão apresentados no GEODIA, inclusive com um georroteiro passando por alguns geossítios e trilhas.

Os geoparques são áreas geográficas únicas. Para a UNESCO, é um território de interesse geológico e geomorfológico e com uma estratégia de desenvolvimento responsável tanto social quanto ambientalmente. São geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. No Ceará, trata-se de uma biodiversidade única, de paisagem exuberante, um patrimônio natural sem igual, além de um espaço de força da cultura nordestina. A famosa Pedra da Galinha, formação geológica, em plena Caatinga cearense, por si só, já é um ícone do Estado.

O Ceará tem monólitos concentrados em mais de 50 elevações e protegidos por uma Unidade de Conservação (UC) estadual, o Monumento Natural (MONA) Os Monólitos de Quixadá, criada há 21 anos, em 2002. E de acordo com o Serviço Geológico do Brasil, o geossítio, atualmente, apresenta um bom estado de conservação, em decorrência da MONA, uma categoria de UC que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica, a exemplo dos inselbergues de Quixadá e Quixeramobim.