Onélia Santana prestigia aula de encerramento da Formação Inicial para socioeducadores
19 de abril de 2023 - 14:41 #justiça restaurativa #protação social #seas #socioeducadores
Ascom SPS - Texto e fotos
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, e o superintendente adjunto do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Marçal Cunha, participaram, nessa terça-feira (18), da aula de encerramento da Formação Inicial para socioeducadores e equipes técnicas, no auditório da SPS, em Fortaleza. A organização é do Núcleo Escola de Socioeducação, sob a coordenação de Jéssica Muriel. Ao mesmo tempo, estão sendo realizadas formações iniciais nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte. Ao todo, estão sendo capacitados 70 profissionais que serão engajados na atividade prática estágios nos centros socioeducativos.
Onélia Santana, em sua fala aos novos socioeducadores, que já estão sendo lotados nos centros socioeducativos, priorizou a palavra “amor ao trabalho”. “Vocês, psicólogos, assistentes sociais, técnicos e socioeducadores têm uma importância fundamental na vida dos adolescentes. Trabalhem com muito amor e carinho. Eles precisam. E estamos de portas abertas. Contem com o apoio da SPS”, destacou Onélia. A secretária fez a entrega de uniformes para os novos socioeducadores.
Pilares
O superintendente adjunto da Seas, Marçal Cunha, ressaltou o trabalho da SPS que vai muito além dos adolescentes, atuando também com o público vulnerável, idoso, criança, etc. “Parabéns à secretária Onélia Santana pelo engajamento com o socioeducativo e por todas as ações realizadas no campo social”.
Marçal aproveitou o momento para agradecer aos socioeducadores pelo trabalho realizado diretamente com os jovens e adolescentes: “Estamos diante de socioeducadores, psicólogos, assistentes sociais que, sem sombra de dúvidas, vão desempenhar da melhor maneira possível o seu papel no sistema socioeducativo. Vocês são os pilares na execução da política socioeducativa”, elogiou Marçal Cunha.
Justiça restaurativa
No período da tarde, os socioeducadores participaram de mais uma etapa, desta vez no Centro Socioeducativo Passaré. Foi realizada a palestra sobre Construção de Círculo de Paz, Justiça Restaurativa e Socioeducação: Como entender? Lilian Gondim, assessora da Compaz-SPS fez a explanação para a turma de formação inicial. Para Jéssica Muriel, coordenadora do Núcleo Escola de Socioeducação, o aproveitamento foi o melhor possível por todos os participantes.